COMUNICAÇÃO

Defensoria Cidadã Itinerante encerra atendimentos no bairro de Santa Cruz

13/05/2016 19:04 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (Texto e fotos)

Projeto atendeu durante três semanas na comunidade

Fortalecer a cidadania e promover o desenvolvimento social nas regiões de maior vulnerabilidade social. É com tais objetivos que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA leva o projeto Defensoria Cidadã Itinerante até esses locais. Durante três sextas-feiras, os moradores do bairro de Santa Cruz contaram com os serviços em todas as áreas de atuação da Instituição. O encerramento foi hoje, 13.

“Quanto mais ações nas regiões em parceria com as Bases Comunitárias, melhor. Só tem a agregar, pois facilita bastante a aproximação com a comunidade. Outro ponto importante é mostrar para eles o que é a Defensoria e esclarecer até uma visão deturpada que possam ter. Além de economizarem o dinheiro do deslocamento e não ter que madrugar para se deslocar daqui”, a comandante da Base Comunitária de Segurança/Santa Cruz, capitã PM Sheila Barbosa.

O manobrista Edeilson Gomes, 31 anos, pai de um menino de 4 anos, se dirigiu até a Associação União Santa Cruz para entrar com o pedido de pensão alimentícia. Ele alega que a mãe da criança não contribui financeiramente com as despesas do filho apesar de ter um emprego fixo. “Os dois têm obrigação de colaborar com as despesas. Não fiz o filho sozinho, ele mora comigo, mas ela tem que ajudar”, disse.

A cabeleireira Andreia Oliveira e o músico Aldo Santos depois de uma união de 4 anos entraram em consenso que o divórcio seria o melhor caminho. Por isso, os dois procuraram o atendimento da Defensoria durante a itinerância para oficializar a situação. “Ficamos juntos por um tempo depois não deu mais certo. A vida segue e cada um vai tocar sua vida”, relatou Andreia. Para Aldo, a oportunidade foi proveitosa já que conseguiram resolver o que desejavam.

Rebeca Farias, 26 anos, aproveitou a ocasião para participar do Varal Solidário, uma iniciativa que contou com o apoio da ONG Vol – Voluntários na qual foram disponibilizadas para doação: roupas, bolsas, sapatos, livros e brinquedos para a comunidade. “Gostei de participar porque as roupas estão em boas condições e ainda peguei um brinquedo para minha filha de 3 anos”, contou ela.

A coordenadora das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, ficou satisfeita com a adesão da população e considerou a atividade um sucesso: “A população aderiu em massa e o Varal Solidário superou as nossas expectativas. Esperamos que no Bairro da Paz seja muito maior, estamos aqui para mostrar a comunidade que a Defensoria está aqui para ajudar de todas as maneiras. Estamos fazendo nossa parte como defensor público e como cidadão”.

Durante a tarde, ainda foi realizado o Sarau Acolher Educação em Direito. A atividade na Praça Teodoro, na Santa Cruz, teve apresentações musicais e declamação de poesias com o ator Carlos, a Comunidade Poesia e Prosa e a Associação Cultural IBARRA com orquestra musical composta por crianças da comunidade e adjacências.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}