COMUNICAÇÃO

Defensoria Cidadã Itinerante encerra temporada desse ano em Salvador

21/10/2016 19:26 | Por Alessandra Lori - Estagiária (texto e fotos)

Foram quase mil atendimentos em toda a capital

A Defensoria pública do Estado da Bahia – DPE/BA encerrou nesta sexta-feira, 21, na Base Comunitária de Segurança do bairro de São Caetano, a última etapa deste ano, em Salvador, do projeto Defensoria Cidadã Itinerante. Em 2016 foram beneficiadas com a ação as comunidades da Santa Cruz, Bairro da Paz, Uruguai, Rio Sena e Fazenda Coutos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública nos locais com alto índice de vulnerabilidade e onde estão instaladas Bases Comunitárias de Segurança. Amanhã, 22, a ação será retomada no interior, a partir de Feira de Santana, sede da 1ª Regional da Defensoria.

Seis defensores públicos prestaram orientação às mais diversas demandas, especialmente às questões relacionadas ao Direito de Família. Dona Maria Lúcia, costureira aposentada, 63 anos, procurou a Defensoria para garantir atendimento para tratamento psiquiátrico. “Eu já procurei orientação em outros lugares, mas não conseguia atendimento, aqui eu espero que consiga resolver meu problema. Eu já tinha até desistido, estava pagando consulta médica sem poder, porque ganho um salário mínimo”, explicou.

Questões relacionadas ao Direito de Família fazem parte da maior demanda de serviços procurados. Foi o caso de Alex de Alcântara, 33 anos, que trabalha em serviços gerais e procurou a Defensoria porque não vê os filhos a mais de três anos. “Eu soube desse serviço por minha mãe, que me ligou avisando e vim aqui pedir ajuda. O atendimento foi excelente e estou muito esperançoso de que tudo se resolva. Não quero confusão, quero resolver tudo na paz e ver meus filhos”, assegurou Alex.

A coordenadora executiva das Especializadas da Defensoria, Gianna Gerbasi, destacou a importância da participação dos defensores no projeto. “Fechamos mais um ciclo aqui, encerrando o projeto na capital hoje. Espero continuar com esse projeto ano que vem e que os defensores entendam que este é um projeto em definitivo para a Defensoria”, ressaltou, acrescentando que o projeto a Defensoria Cidadã Itinerante tem o papel de tirar os defensores do gabinete e levar pra um lugar mais próximo do cidadão e das comunidades onde o cidadão reside. “Assim temos a real noção das dificuldades que as pessoas passam e entendemos o que é a vulnerabilidade do cidadão”, pontuou a coordenadora.

A ação na Capital em 2016 foi considerada positiva pela defensora pública Gianna Gerbasi: “Fico muito feliz por ter trazido a Defensoria para mais próximo da comunidade. Por todos os lugares que a gente passou a receptividade foi muito boa. Aproveito para agradecer a todos que participaram, nossos servidores que foram maravilhosos, os defensores que sempre estavam disponíveis para participar”. Neste ano foram atendidas, no total cerca de mil pessoas.

Varal solidário

O Varal Solidário é uma ação que acontece sempre no último dia da Defensoria Cidadã Itinerante em algum bairro de Salvador, onde se disponibiliza roupas para doação. São peças em excelente estado, doadas por defensores e servidores. Cada pessoa que procura o atendimento da Defensoria na Base Comunitária de Segurança pode levar até três peças. Nesta sexta-feira o Varal Solidário contou com um total de 743 peças.

Alessandra Silva, doméstica, 18, estava eufórica: “Eu nem acreditei que eram peças de graça. Gostei muito das roupas que peguei, estou satisfeita. O atendimento é perfeito, acolhedor. Adorei!”.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}