COMUNICAÇÃO
Defensoria Cidadã Itinerante na Base Comunitária do Rio Sena chega ao fim
Mais de 300 atendimentos durante as quatro semanas foram realizados na BCS do Rio Sena
Parceria entre Defensoria Pública do Estado da Bahia e Secretaria de Segurança Pública, o projeto Defensoria Cidadã Itinerante encerrou os atendimentos na Base Comunitária do Rio Sena nesta sexta-feira, 23. Além das orientações jurídicas prestadas aos moradores do bairro, foi montado um varal solidário com doações de roupas, sapatos e bolsas no último dia da ação.
Com o objetivo de conscientizar os moradores acerca do endividamento, a defensora pública Marta Torres ministrou uma palestra sobre o Direito do Consumidor. Torres alertou sobre o efeito ilusório que a publicidade cria ao sugerir que a compra parcelada é a melhor alternativa de negócio para o consumidor e ainda destacou a importância do consumo consciente. “A judicialização dos conflitos está inflando o Poder Judiciário. Os consumidores têm que se atentar para a educação de consumo para evitar ir à Justiça tentar resolver o problema”, disse Torres.
“O fato da Defensoria Pública do Estado promover a reaproximação com a comunidade facilita o trabalho da Casa de Acesso porque muitas questões podem ser resolvidas no primeiro contato – consultas, mediação extrajudicial e verificação de documentos. Outro ponto importante é trabalhar na pacificação de conflitos no âmbito da violência doméstica”, explicou a defensora pública Andrea Tourinho.
Durante as quatro semanas foram realizados mais de 300 atendimentos. A maior parte deles ligada à Especializada de Família, com pedidos de pensão alimentícia, divórcios e testes de DNA realizados de forma inteiramente gratuita. “A receptividade da comunidade em relação aos serviços oferecidos pela Defensoria foi reflexo de um excelente trabalho. A capitã Camila Soledade e sua equipe ofereceram toda a estrutura para que o projeto fosse realizado. Agradeço aos defensores e servidores que abraçaram a Defensoria Cidadã Itinerante”, concluiu a coordenadora executiva das Defensoria Públicas Especializadas, Gianna Gerbasi.
VARAL SOLIDÁRIO
Roupas, calçados e bolsas também foram disponibilizados para a comunidade que compareceu a Base Comunitária do Rio Sena nesta sexta-feira. As doações foram feitas pela comunidade defensorial e pelo grupo Voluntário de Coração. No dia 9, em homenagem ao dia das crianças, também houve distribuição de roupas e brinquedos no bairro.
“Vim buscar atendimento para resolver uma questão de pensão alimentícia na semana passada e fui informada que teria o Varal Solidário nesta semana. Escolhi hoje peças para mim e para o meu filho” contou Valdete Bispo, 43.
Com os atendimentos divididos entre DPE/BA, Defensoria Pública da União e PROCON, o projeto prosseguirá em novembro para a BCS do Nordeste de Amaralina, nos dias 6, 13, 20 e 27.