COMUNICAÇÃO
Defensoria Cidadã Itinerante participa de mutirão de atendimento na Boca do Rio
Parceria viabilizou toda a estrutura para atender serviços médicos, psicológico, orientação nutricional, cortes de cabelo e aulas de pilates.
Os bairros de Jardim Armação, Boca do Rio e adjacências, foram os contemplados na manhã desta sexta, 01 com a ação da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, um projeto da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA que promove orientação jurídica gratuita nas áreas da família, cível, infância e adolescente, saúde, criminal, tutelas coletivas, direitos humanos, entre outras.
Especialmente nesta itinerância, a ação contou com a parceria da Igreja Comunidade Cristã Renovada – CCR, que ofereceu toda a estrutura para a Defensoria, além de agregar um mutirão de serviços gratuitos como atendimento médico, psicológico, orientação nutricional, cortes de cabelo e aulas de pilates, para toda a comunidade.
Segundo a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, a atividade da Defensoria Cidadã Itinerante serve de incentivo a outras instituições em agregarem serviços em prol da comunidade carente. “É muito gratificante saber que nossas ações incentivam outras pessoas a se doarem também. Trazendo os defensores para perto da comunidade, mostramos que o serviço da Defensoria vai além do gabinete”, disse a defensora pública.
Intermediador da parceria entre a DPE/BA e a Comunidade Cristã Renovada, o defensor público Marcelo Rodrigues avaliou a ação como muito proveitosa, dando visibilidade à instituição. “O mutirão social aproximou mais ainda a Defensoria das comunidades dos bairros próximos, tivemos atendimento em praticamente todas as áreas onde atuamos, isso nos incentiva a voltar e repetir esse trabalho”, afirmou o defensor público.
“A ideia é atender as pessoas carentes da comunidade, que não tem muitas vezes o acesso aos serviços que estamos oferecendo”, avaliou o pastor Samuel Santos, destacando que a Defensoria Cidadã Itinerante foi uma oportunidade de viabilizar mais serviços gratuitos à população carente local. “Quando começamos a divulgar a DCI, nossa comunidade ficou muito empolgada, e resolvemos agregar os outros serviços. É um prazer ter a parceria da Defensoria Pública em uma ação como essa”, concluiu Samuel Santos.
Na avaliação do motorista André Campos, que procurou orientação sobre divórcio, a Defensoria Cidadã Itinerante beneficia a população que desconhece seus direitos. “Quando a Defensoria chega até os bairros, facilita a nossa vida, fica muito mais fácil para a população que vive na correria e tem pouco tempo até para ter conhecimento dos próprios direitos”, destacou o atendido.
A próxima Defensoria Cidadã Itinerante acontecerá nos dias 15, 22 e 29 de setembro, na Base Comunitária de Segurança do bairro de Águas Claras.