COMUNICAÇÃO

Defensoria Cidadã Itinerante retoma atividades e atende no bairro Calabar

26/04/2019 14:46 | Por Leonardo Santos

Até o final da manhã, 22 pessoas foram atendidas na primeira edição da DCI em 2019

Os moradores do Calabar receberam mais uma vez os serviços da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Na primeira edição da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI de 2019, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), na base comunitária do bairro, 22 pessoas foram atendidas.

De acordo com a coordenadora da Especializada de Família, Tatiane Ferraz, o defensor tem que estar cada dia mais próximo do povo, e as parcerias com as bases comunitárias possibilitam isso.

“A Defensoria deve ir na comunidade, e não apenas a comunidade ir até a Defensoria. Isso facilita até mesmo a questão do transporte, que muitas vezes é um impedimento. A itinerância leva os direitos, a cidadania e a possibilidade daquelas pessoas terem acesso à justiça. Estar nas comunidades no ano de 2019 é fundamental para fortalecer e divulgar ainda mais o nome da instituição”, ressaltou Tatiane Ferraz.

Muitos moradores demonstraram imensa satisfação em receber mais uma vez a DPE no bairro, como a dona de casa Valdinéia Alves, 41, que ficou sabendo da itinerância através da base comunitária e veio buscar orientação.

“Não é a primeira vez que procuro a ajuda da Defensoria, e achei ótimo receber atendimento no meu bairro, sem ter que me deslocar para longe. Minhas questões sempre foram resolvidas, o atendimento é muito bom, vocês trabalham muito bem”, relatou Valdinéia.

Já a autônoma Roselia de Jesus, 56,  buscou a Defensoria para garantir seus direitos na área do consumidor: “Estou tendo problemas com os serviços de telefonia. Vim até aqui, e tive o esclarecimento devido sobre o que devo fazer. Tive um advogado particular que apenas me enrolou e não resolveu nada, e agora vim buscar ajuda da Defensoria”.

Participaram da itinerância os defensores públicos Fábio Martinez, Rodrigo Assis, Rosane de Melo, Armando Fuaze, Ariana de Souza e também os servidores Alana Rosa, Karla Regina, Joanderson Paranhos, Isabelle Albuquerque, Rita de Cássia e Victor Henrique. A Defensoria Pública da União também realizou atendimentos na itinerância.