COMUNICAÇÃO

Defensoria comemora resultados dos atendimentos pelo Disque Defensoria 129

27/04/2010 21:17 | Por

Após três meses de funcionamento, o serviço de atendimento aos assistidos da Defensoria Pública - o Disque Defensoria 129 - comemora os avanços alcançados no relacionamento com os cidadãos assistidos. Somente no mês de março, foram quase dois mil atendimentos, prestando orientação sobre a atuação da Defensoria em todo o estado.

Deste total, a maior parte das ligações buscava informações sobre a situação processual dos assistidos, cerca de 65%. A área de Família foi a que recebeu maior número de atendimentos, totalizando 30% das orientações da equipe da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). Questões relacionadas à investigação de paternidade, separação e pensão alimentícia foram os principais temas solicitados.

Outras áreas com grande demanda foram as de Direitos Humanos e também do Consumidor, devido à mobilização da Defensoria na questão do aumento abusivo dos planos de saúde. O diagnóstico de atendimento da CRC também aponta para a predominância do público masculino nos serviços da instituição - cerca de 60% dos atendimentos.

Além de Salvador, a Central também recebeu ligações de Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Itacaré e Poções.

Com os dados obtidos pelo diagnóstico, a Defensoria pretende aprimorar o serviço, ampliando o atendimento realizado. Durante o mês de março, algumas mudanças já foram implementadas para melhorar a qualidade do atendimento, como o direcionamento de chamadas para a ouvidoria. Dessa forma, os assistidos podem também acessar os serviços da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública, realizando elogios, reclamações e sugestões sobre o serviço oferecido pela instituição.

A quantidade de trotes recebidos pelo Disque Defensoria, que chegava a quase 50% do total, também foi reduzida . "Com a implantação de um novo filtro, que alerta sobre as penalidades previstas para quem faz os trotes, conseguimos diminuir em 75% os casos, facilitando nosso atendimento aos assistidos interessados nos serviços da Defensoria", ressalta a coordenadora da Central, Laura Bezerra. O próximo passo para ampliar o serviço é possibilitar aos assistidos a marcação de atendimentos com os defensores.