COMUNICAÇÃO
Defensoria consegue garantir visita de crianças às mães em presídio de Vitória da Conquista
Com o objetivo de garantir a manutenção dos laços de afetividade entre pais e filhos, que devem ser preservados mesmo diante da prisão, a Defensoria Pública de Vitória da Conquista, através da atuação da defensora Josefina Marques, diligenciou junto aos juízes das varas de Execuções Penais e Infância e Juventude do município, no sentido de assegurar às presas custodiadas no Presídio Advogado Nilton Gonçalves, a visita de seus filhos. A atuação da defensora se deve em razão dos festejos do Dia da Criança, 12 de outubro.
Atendendo ao pedido da Defensoria Pública, o juíz da Infância e Juventude de Vitória da Conquista expediu alvará autorizando a visita dos filhos das presas, que vai ocorrer durante todo o dia na próxima quinta-feira (13). “A importância dessa visita é tentar preservar o vínculo afetivo entre as mães, que se encontram presas e privadas da convivência diária com seus filhos. Queremos fazer esse resgate”, afirma a defensora Josefina.
Segundo a defensora, embora a visita seja feita dentro de um presídio, a pastoral carcerária e o conselho penal estão empenhados em fazer com que esse dia seja menos endurecido pela realidade. “A parceria entre a defensoria, o conselho penal e a pastoral carcerária foi feita para que esse momento fosse viabilizado”, acrescenta Josefina. Além do reencontro de mães e filhos, as crianças estão contando com momentos lúdicos, com brincadeiras, distribuição de lanches e guloseimas e ainda com uma missa em comemoração ao Dia das Crianças.