COMUNICAÇÃO
Defensoria contribui para projeto de empoderamento social em Fazenda Coutos
Rede "Viva Nós, falando de Nós" é iniciativa da própria comunidade
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou na manhã desta quinta, 10, da apresentação do estatuto social da Rede "Viva Nós, falando de Nós" para a comunidade de Fazenda Coutos, na Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas. O projeto surgiu de uma demanda da própria comunidade, que se mobilizou para formar uma organização, buscando a melhoria da qualidade de vida para população local.
Bianca Sampaio, defensora pública da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da DPE/BA, que prestou orientação e assessoria jurídica para a formatação do estatuto social da Rede "Viva Nós, falando de Nós", avalia essa etapa do projeto como positiva para a comunidade, por ser uma forma de empoderamento da população local. "A realização de um trabalho social nada mais é do que buscar melhorias para a qualidade de vida para moradores da comunidade; é esse o propósito dessa iniciativa", destacou.
Segundo Antonio Santana, representante da Rede "Viva Nós, falando de Nós", a finalidade é juntar coletivos, organizações legalmente constituídas, comerciantes informais, atletas, artistas, arte-educadores, micros e pequenos empreendedores do bairro, no intuito de buscar melhorias para a comunidade de Fazenda Coutos. "Assim poderemos identificar mais especificamente as demanda da comunidade e, a partir desse levantamento, buscar apoio junto aos órgãos públicos e iniciativa privada", Ressalta.
A ação conjunta de órgãos como a Defensoria Pública, Polícia Militar e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia – SETRE, tem ajudado na orientação e capacitação vocacional da população envolvida no projeto, no que se diz respeito a emprego, renda e desenvolvimento. "A SETRE tem dado suporte em capacitações sobre Economia Solidária, Empreendedorismo, que acontece em parceria com o SEBRAE, e Administração Financeira, em parceria com a Faculdade de administração da UFBA", informou Flávio Almeida, assessor de gabinete da SETRE. Almeida ressaltou, ainda, a importância de a comunidade ter buscado apoio nos órgãos governamentais: "Todo esse suporte que está sendo oferecido para os gestores da Rede Viva Nós, Falando de nós, daqui da fazenda Coutos contribui para que eles mesmos possam elaborar um projeto especifico e estruturado para atender as suas demandas".
Além da apresentação do estatuto social do projeto pela defensora pública Bianca Sampaio, mais duas palestras aconteceram: Cooperativismo, pela gerente-geral do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Ially Crislange Carmo Gomes, e Economia Solidária, pela coordenadora de formação e divulgação de Economia Solidária da SETRE, Tatiana Reis.