COMUNICAÇÃO
Defensoria convoca audiência pública para debater impactos da revitalização da Prainha Cia Mar em comunidade quilombola
Audiência ocorrerá nesta sexta (26), às 09h, na sede da Associação Clube Ipitanga
Em razão do processo de revitalização da Prainha Cia Mar, em Ipitanga, e retirada de moradores da Comunidade quilombola ribeirinha Rio dos Joanes das intermediações, a Defensoria da Bahia (DPE/BA) fará audiência pública para debater os impactos do projeto na população local. O evento, convocado por meio do Edital nº 01/2023, acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 09h, na sede da Associação Clube Ipitanga, em Lauro de Freitas.
Atualmente, a Prainha Cia Mar, considerada área de reserva da Embasa, é utilizada por 38 famílias quilombolas, das quais três residem e as demais utilizam comercialmente o local em atividades de subsistência e baixo impacto ambiental.
No entanto, com as fiscalizações e o andamento do projeto, a região vem sendo esvaziada, facilitando o aumento da atividade clandestina, sobretudo ambiental.
A audiência busca abrir um canal de diálogo entre os membros da associação quilombola e os poderes públicos estadual e municipal para que o projeto seja readequado de modo a incluir os barraqueiros e moradores, permitindo ainda que participem da implementação da política pública.
Foram convidadas a participar do evento as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), de Cultura (SECULT), e de Segurança e Prevenção (SMSP), além da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, da Embasa, da Coelba e da Polícia Militar.
Serviço:
O quê? Audiência Pública sobre revitalização da Prainha Cia Mar e uso pelos membros da associação quilombola do local, confira o edital.
Quando? 26/05 (sexta-feira), a partir das 9h.
Onde? Associação Clube Ipitanga, Rua da Assembléia de Deus, 1 – Centro, Lauro de Freitas.