COMUNICAÇÃO
Defensoria convoca homens a assumirem paternidade em Salvador
Sensibilizar ainda mais homens e chamá-los à responsabilidade de ser pai. É com esse intuito que a Defensoria Pública da Bahia aproveita o mês em que comemora-se o Dia dos Pais para mobilizar as famílias nos dias 19, 20 e 21 de agosto. É a fase itinerante da Ação Cidadã - Sou Pai Responsável 2010 que, este ano, visitará quatro bairros de Salvador - Narandiba, Luis Anselmo, Castelo Branco, e Vasco da Gama. Nestes três dias, o atendimento estará disponível das 08 às 12h, nos Centros Sociais Urbanos (CSU's) das comunidades.
Nestes dias, será feito o primeiro atendimento às mães e aos pais que querem a confirmação da paternidade de seus filhos. A partir deste atendimento inicial, serão enviadas cartas-convite aos supostos pais, ou às mães, caso tenha sido o pai a procurar o exame, para que, posteriormente, seja feita audiência de conciliação entre as partes para a tentativa de regularização da criança/jovem, com a realização de exames gratuitos de DNA, caso haja necessidade de confirmação de paternidade.
Ação - A Ação Cidadã - Sou Pai Responsável busca conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais, sobretudo do pai na formação de um cidadão. Há dois anos, o Programa de Paternidade Responsável está disponível à população, em todas as Comarcas (34) onde atua a Defensoria Pública, sendo intensificada em determinados períodos em alguns locais. Até então, nestas 34 cidades, foram realizados 1.900 exames de DNA em ações itinerantes e nas sedes fixas da Defensoria. Esta Ação é permanente em todos os postos de atendimento da Defensoria Pública e é gratuito durante todo o ano. Para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria 129.