COMUNICAÇÃO
Defensoria da Bahia apresenta Sistemas de Gestão ao Rio Grande do Sul
Mais um produto da Defensoria Pública do Estado da Bahia será levado a instituições em outro estado. Desta vez, membros da Defensoria do Rio Grande do Sul, em atividade institucional na Bahia, reuniram-se com a Coordenação de Modernização da Defensoria, na sede administrativa (Pituba), para aprofundar o conhecimento de ferramentas que vem sendo desenvolvidas pelo setor, em especial o SIGAD e o Sistema de Manifestação da Ouvidoria Cidadã.
Para o defensor público, Alexandre Gusmão, ferramentas que aqui estão sendo pensadas sinalizam avanços significativos para as Defensorias em todo o país. "Estamos muito satisfeitos com a disponibilização, por parte da defensora geral da Bahia, do acesso a estas ferramentas. Vemos que a Bahia pensa modernização tecnológica enquanto componente essencial ao crescimento e desenvolvimento da instituição e é esta linha de pensamento que estamos querendo fomentar no Rio Grande do Sul", pontuou.
SIGAD - Quanto ao Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da Defensoria (SIGAD), o defensor, Alexandre Gusmão, demonstrou entusiasmo. "É um sistema interessante e completo, uma vez que ele nos permite acompanhar toda a trajetória do assistido. Desde o primeiro atendimento até os últimos encaminhamentos judiciais, possibilitando uma maior eficiência estatística e confiabilidade nos dados de atendimento e informações sobre os serviços da Defensoria", disse.
Neste encontro, o defensor público recebeu da Coordenação de Modernização, orientações também quanto ao que está sendo desenvolvido na área de digitalização de documentos da Defensoria, gerenciamento de fluxo de processos (GED) e outros sistemas de administração interna. Para melhor apresentar estas ferramentas aos defensores sulistas, a Coordenação de Modernização foi convidada a proferir palestras no estado, o que deve acontecer nos próximos meses.