COMUNICAÇÃO

Defensoria da Bahia elege a lista tríplice para defensor público geral

01/02/2019 20:00 | Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922 Fotos: Tiago Lima dos Reis Júnior (estagiário)

Tereza Almeida foi a candidata mais votada pela classe de defensores públicos. A lista tríplice será entregue ao governador do Estado, que escolherá o novo dirigente da DPE

Com os votos de 318 defensores públicos, a lista tríplice para o cargo de defensor público geral do Estado da Bahia (biênio 2019/2021) foi composta por Tereza Almeida, Rafson Ximenes e Soraia Ramos. Os três nomes serão encaminhados para o governador do Estado, que escolherá e nomeará o novo dirigente da DPE/BA. A votação aconteceu nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, na sede administrativa da instituição.

Com 164 votos válidos, Tereza Almeida foi a candidata mais votada na eleição para ocupar o cargo de defensor-geral. O segundo colocado, defensor público Rafson Ximenes, obteve 157 votos. Com os 127 votos que a defensora pública Soraia Ramos angariou, fechou-se a lista tríplice que vai para o governador do Estado designar o novo dirigente da DPE/BA. A candidata Mônica Aragão teve 113 votos.

O resultado do pleito foi anunciado por volta das 19h pela presidente da Comissão Eleitoral, defensora pública Liliana Sena Cavalcante, que considerou a eleição muito tranquila. “Foi uma eleição de muito sucesso. Os candidatos se comportaram da forma mais ética e respeitosa possível. Senti-me muito honrada de presidir a comissão, eu entrei na Defensoria no primeiro concurso, quando não se fazia eleição, a escolha era direta pelo secretario ou governador”, declarou Liliana Sena.

Dos 343 defensores públicos aptos a votar, 25 se abstiveram. A votação – que foi iniciada às 9h e movimentou o 4° andar da sede administrativa da Instituição, no CAB – encerrou-se às 18h. A apuração foi feita no Conselho Superior da Defensoria Pública, onde estava instalada a seção eleitoral.

Impressões dos eleitos

“Estou muito feliz de ter participado de um pleito equilibrado, com a presença de quatro excelentes candidatos que apresentaram excelentes propostas. Cabe a mim somente agradecer à classe pelos votos recebidos, demonstrando assim o apoio às nossas propostas. Espero, se escolhida pelo governador, honrá-las”, destacou a candidata mais votada, Tereza Almeida.

“Queria parabenizar a todos os candidatos pela campanha bonita que fizeram. Desejo que a Defensoria, independente de qual for a escolha do governador, viva um período de grande crescimento, fortalecimento e continue rumo ao patamar institucional que desejamos”, declarou o candidato Rafson Ximenes.

“Eu acho que foi a campanha mais propositiva da Defensoria, os candidatos se esforçaram para fazer uma campanha bonita, respeitosa. Espero que isso dê um norte para nos unirmos e continuarmos nessa linha de paz e respeito. Quero parabenizar os dois primeiros que compuseram a lista; integrá-la é uma grande vitória pra mim. Desejo boa sorte a quem for escolhido pelo governador; que faça nossa instituição crescer cada dia mais”, pontuou Soraia Ramos.

Próximo passo

A lista com os três eleitos deverá ser encaminhada pelo atual defensor-geral para o governador da Bahia até o dia seis de fevereiro e Rui Costa tem o prazo de 15 dias para fazer a nomeação. O novo gestor tomará posse em dois de março para o mandato de dois anos, permitida apenas uma recondução.

Entre as atribuições do defensor público geral do Estado da Bahia estão: planejar e executar as políticas de assistência e orientação jurídica da Defensoria; expedir atos que visem a celeridade e a racionalização das atividades dos órgãos de administração superior, de execução e auxiliares da instituição; promover ação civil pública contra agentes públicos de alta patente para defesa dos beneficiários da Instituição; e impetrar mandados de segurança e habeas data contra atos dos chefes dos poderes estaduais no interesse da Defensoria.