COMUNICAÇÃO

Defensoria de Vitória da Conquista consegue garantir cirurgia para assistida

30/09/2009 16:17 | Por

A 2ª Defensoria Pública Regional - Vitória da Conquista, conseguiu garantir cirurgia para a comerciante Adenes de Jesus nesta terça-feira (29). Adenes ficou internada durante quatro meses no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no aguardo de um tratamento endovascular. Como o procedimento não é oferecido pela rede de saúde pública existente no município, a família da comerciante tentou obter uma vaga em algum hospital da capital. Sob a alegação de falta de vaga, não houve qualquer agendamento de cirurgia. Por isso, os familiares pesquisaram na rede pública nacional qual a unidade hospitalar teria possibilidade de receber a assistida para a realização do tratamento.

O único hospital que disponibilizou a vaga foi a unidade São José do Avaí, localizada na cidade de Itaperuna, Rio de Janeiro, para o dia 26 de agosto. Obtida a vaga, competia ao Município e ao Estado providenciarem a ambulância básica para transportar a paciente, o que não aconteceu e fez com que Adenes perdesse a vaga. Assim, a família procurou a Defensoria Pública que, requisitou da Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e da Secretaria Municipal de Saúde a concessão do transporte.

Sem respostas sobre a requisição, a defensora pública Marta Almeida, que atuou no caso, ingressou no dia 17 de setembro, com uma ação de obrigação de fazer para que o Estado e o município de Vitória da Conquista fornecessem o transporte e a acomodação da assistida para realização de sua cirurgia no Rio de Janeiro.

Depois de todas estas tentativas, a comerciante obteve, finalmente, que o Estado custeasse as demandas necessárias para que seu tratamento endovascular fosse possível. “Adenes encontra-se bem e a ambulância e a enfermeira do Estado da Bahia vão aguardar a alta da paciente para reconduzi-la ao seu domicílio, nesta cidade”, afirmou a defensora pública Marta Almeida.