COMUNICAÇÃO

Defensoria debate importância da figura paterna durante palestra no CAJ I

25/04/2019 15:26 | Por Leonardo Santos (estagiário)

O momento teve como objetivo abordar mitos sobre a paternidade

A Defensoria Pública do Estado da Bahia -DPE/BA, realizou uma palestra na manhã desta quinta-feira, 25, abordando mitos sobre a paternidade. Esta foi a segunda edição da roda de conversa Cuidar dos filhos também é coisa de homem, que faz parte do Projeto Sala de Espera. A palestra aconteceu na Casa das Famílias I, no Jardim Baiano, e foi ministrada pelo advogado e criador do projeto Pai, vem cá!”, Otávio Leal.

“Muitos casais ao se separarem encontram inúmeras dificuldades em dividir os deveres de cuidado com os filhos. Precisamos sempre incentivar a paternidade responsável, principalmente no dia 25/04, Dia Internacional de Combate à Alienação Parental”, declarou a coordenadora da Especializada de Família, Tatiane Ferraz.

Otávio já havia comentado sobre a importância da parceria com a DPE e deixou claro sua motivação para promover o tema: “Vale a pena incentivar outros pais a serem mais presentes, porque eu percebo que isso gera uma carência afetiva muito grande nos filhos, além do resultado que estou tendo no instagram do Pai, vem cá!, que é muito forte. As pessoas estão dando o feedback de desconstruções que fizeram e estão se tornando pais melhores, mais presentes. As mães também trazem um feedback muito bacana de coisas que eu falei e que de alguma forma serviu de auxilio para repensar a paternidade”.

O que por muito tempo foi visto como o “normal” no que diz respeito ao cuidado com os filhos, está mudando. Aos poucos, as mulheres é quem estão saindo para trabalhar enquanto o homem fica responsável pelas tarefas de casa e os cuidados com os filhos, como é o caso do jovem jornalista Pedro Enrique, que tem uma filha de 5 meses e um enteado de 9 anos.

“Eu cuido das crianças em casa, pois a minha companheira é quem sai todos os dias para trabalhar, um paradoxo de como a sociedade é atualmente, e dentro desse criar, cada vez mais você vai entrando no mundo da paternidade, tentando buscar sempre esse cuidado mais afetivo. Essa foi uma ótima oportunidade para eu conhecer uma pessoa que de fato vem “militando” dentro dessa área de paternidade afetiva e também foi um momento para que eu pudesse estar aprendendo a melhorar o meu contato com as crianças em casa”, relatou Pedro Enrique.

Durante a palestra, foi disponibilizado o folder 5 mitos sobre a paternidadeque pode ser encontrado na Casa de Acesso à Justiça I, nas Casas das Defensorias da Família I e II e também no nosso site.