COMUNICAÇÃO

Defensoria discute acerca das Instituições de Longa Permanência para idosos

12/12/2017 16:43 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

Para promover a educação em direitos dos responsáveis técnicos das Instituições de Longa Permanência a DPE/BA já realizou levantamento dos locais irregulares

 

Com o tema A Estrutura e Oferta dos Serviços das Instituições de Longa Permanência para o Idoso – ILPI em Salvador, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta terça-feira, 12, no auditório do Edifício Bahia Center da primeira audiência pública promovida pela Comissão Especial pela Valorização do Idoso da Câmara Municipal de Salvador.

“A institucionalização de uma pessoa idosa é uma medida excepcional. De um lado precisamos de políticas públicas, mas a família também deve acolher. Há situações em que a pessoa idosa não pode continuar na família seja por violência, por maus-tratos ou até porque não tem nenhum familiar. Não podemos esquecer a realidade de milhões de brasileiros que são hipossuficientes e não tem condições de prover o sustento e precisam de um lugar adequado para que possam ser acolhidos”, alertou a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa da DPE/BA, Laise de Carvalho Leite.

A subcoordenadora também chamou a atenção da insuficiência de vagas municipais e conveniadas. De acordo com ela, esse déficit também contribui para o surgimento de Instituições de Longa Permanência em situação irregular.

No sentido de promover a educação em direitos dos responsáveis técnicos, a Defensoria Pública já realizou um levantamento dos locais irregulares. “Muitas vezes eles não têm conhecimento das suas obrigações e de como se regularizar”, acrescentou Laise Leite.

Também participaram da audiência pública representantes do Abrigo Dom Pedro II, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS, da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

LEIA MAIS: DPE/BA participa de audiência pública sobre situação do Abrigo Dom Pedro II