COMUNICAÇÃO

Defensoria discute planejamento estratégico para o Interior do Estado

30/08/2010 21:35 | Por

Os defensores e servidores públicos das comarcas de Feira de Santana e Senhor do Bonfim se reuniram com representantes da Stratégia Consultoria, empresa responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico Situacional (PES) da Defensoria Pública, a fim de estabeleceram propostas de planejamento para as demandas da instituição no interior do Estado, unificando com as ações estratégicas da capital. O processo de planejamento abrange um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas do trabalho em equipe.

O encontro aconteceu nos últimos dias 23 e 24, na sede da comarca de Feira de Santana e contou com a participação ativa dos defensores e servidores públicos presentes. A diretora da Escola Superior, Célia Padilha participou do encontro, representando a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, juntamente com a Cordenadora Executiva das Regionais, Maria Auxiliadora Teixeira. Para a diretora da Esdep, o PES é uma grande oportunidade da Defensoria se autoavaliar e avançar. "Acreditamos que melhor se executa quando se planeja e é exatamente isso que estamos fazendo. Pensar a Defensoria Pública estrategicamente é conhecer as dimensões desta instituição, integrá-la em toda sua atuação e organizá-la de modo a atender de forma fundamentada e fortalecida os cidadãos que nos procuram em todo o Estado, além do fortalecimento da atuação do defensor, assim como sua capacitação", concluiu.

Entre as discussões, o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Defensoria à população e no investimento em gestão administrativa, a fim de permitir uma política de modernização nas instalações internas das comarcas regionais da Bahia receberam destaque. Espera-se, com isso, a ampliação da quantidade e qualidade dos serviços prestados pela Instituição. Frente às demandas apontadas, foram estabelecidos objetivos estratégicos de atuação, como a conscientização das famílias, crianças e adolescentes sobre os malefícios das drogas por meio de trabalho social junto as comunidades carentes; potencialização das mediações extrajudiciais, assim como apoio à implementação de políticas públicas destinadas a criação de casas de recuperação para os usuários de substâncias psicoativas; humanização do sistema penitenciário e agilização da atividade judiciária e ampliação da cobertura da atuação defensorial, levando o atendimento aos locais, onde há dificuldade de acesso da população.

Para a subcoordenadora da regional em Feira de Santana, Sandra Risério, "a partir dessa iniciativa poderemos proporcionar aos nossos assistidos uma maior atenção e conforto na qualidade do atendimento", destaca. Na oportunidade, os defensores presentes explanaram suas expectativas em relação ao alcance das metas estabelecidas, pontuando a necessidade de adequar as propostas, de acordo com as demandas de cada região. Sobre isso, a defensora Liliane Miranda ressaltou a importância de alinhar o planejamento gerencial em relação ao ambiente interno e externo da Instituição, visando à concretização de objetivos. "Aproveitamos para traçar quais as maiores demandas das Regionais, sobretudo, no investimento de infra-estrutura, devido à crescente procura pelos serviços da Defensoria". Outro detalhe discutido, de acordo com a defensora, foi à necessidade da integração de uma equipe interdisciplinar para acolher o assistido com critérios específicos.

Na próxima semana, segunda e terça-feira, é a vez da comarca de Vitória da Conquista conhecer as propostas de Planejamento e desenhar o plano de fortalecimento da comarca. No dia 01 e 02 de setembro, quarta e quinta- feira, os consultores se reunirão na cidade de Ilhéus para traçar as metas para a comarca de Ilhéus e Itabuna.