COMUNICAÇÃO

Defensoria discute políticas públicas municipais para população em situação de rua

05/07/2012 20:28 | Por

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, atuante nas questões que assegurem os direitos de pessoas em situação de rua, realizou na manhã de ontem (4), em Salvador, uma reunião para discutir políticas municipais que contemplem indivíduos em situação de rua. Organizada pela Especializada de Diretos Humanos da Defensoria, o encontro contou com a presença de representantes do Poder Legislativo e do Movimento de População de Rua.

Na ocasião, foram agendados uma audiência pública para discutir a implementação de políticas municipais para população em situação de rua e seminário com enfoque na saúde pública, previstos para os meses de agosto e setembro. Segundo Fabiana Miranda, defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, já está sendo organizado pela Defensoria Pública e pelo Movimento População de Rua, um plano municipal de políticas voltado à esta população: “Não existem políticas municipais para esse público. A ideia é dar visibilidade a eles e tentar implantar uma política que os contemplem”.

VISIBILIDADE

“As provocações feitas pela Defensoria Pública resultam em ações positivas, como audiências e seminários, que auxiliam na visibilidade das questões da população em situação de rua”, declara Vânio Borges, secretário do Movimento População de Rua de Salvador. Para ele, essas iniciativas demostram interesse do poder público com as questões e o primeiro passo para efetivar as ações é transformá-las em políticas públicas.

Para a vereadora Vânia Galvão, que participou da reunião, a Defensoria Pública exerce muito bem o seu papel em defesa do seguimento população em situação de rua: “ Nós, legisladores públicos municipais também devemos estar atentos e preocupados com essas questões”. Ao final da reunião foi agendada uma visita ao Albergue de Roma e às instalações da República de Moradores de Rua, situada no bairro de São Caetano, que está prestes a ser inaugurada.