COMUNICAÇÃO
Defensoria discute tráfico de pessoas
Para melhorar a qualificação dos profissionais que atuam na área de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas e assistência às vítimas dessa prática, a Defensoria Pública participou do Curso de Formação de agentes multiplicadores no combate ao tráfico de pessoas. Promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) nos dias 18 e 19 de agosto, a iniciativa contou com a participação de diversas instituições e membros da sociedade civil.
Direitos Humanos, tráfico de pessoas e exploração sexual foram alguns dos temas discutidos durante o curso, que reuniu defensores públicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais, educadores, policiais, juízes, promotores e participantes do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado da Bahia. Para a defensora Bethânia Ferreira, a iniciativa foi excelente: "Um combate focado somente na criminalização de condutas não seria suficiente para diminuir o problema, o que faz necessária a criação de uma política com foco interdisciplinar, que enfrente a questão a partir de aspectos sociais, econômicos e culturais. Desta forma, o combate a este tipo de prática é mais eficaz e permite que a vítima tenha uma visão mais ampla acerca dos perigos que está correndo", pontua.
O curso foi promovido pela SJCDH em parceria com o Instituto de Estudo "Direito e Cidadania" (IEDC), Instituto Winrock Internacional Brasil, Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (ILADH) e pelo Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.