COMUNICAÇÃO

Defensoria e Esporte Clube Bahia iniciam parceria com ação para reconhecimento de paternidade

05/08/2019 10:44 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944. Fotos: Ascom DPE/BA e Felipe Oliveira / EC Bahia

Atividade que contará com atendimento da DPE/BA na Loja Esquadrão da Fonte Nova foi divulgada durante partida do tricolor em Salvador

A parceria entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e o Esporte Clube Bahia começou com o pé direito, durante o triunfo do tricolor baiano sobre o Flamengo na Arena Fonte Nova, no último domingo, 04 de agosto.

A partir desta segunda-feira, 5, até a quarta, 7, uma equipe da DPE/BA estará na Loja Esquadrão, na parte externa da Fonte Nova, das 9 às 17h, levando orientação jurídica sobre reconhecimento de paternidade e realizando exames de DNA, na semana que antecede a celebração dos dia dos pais, no domingo, 11.

Faixas da campanha da DPE/BA “Sou Pai Responsável” foram exibidas antes do jogo e durante o intervalo. Houve ainda a veiculação no telão do estádio do vídeo “Em Nome do Pai”, que promove a ação parceira entre Bahia e Defensoria. Lançado na última sexta-feira, 3, nas redes sociais do Esquadrão e da DPE/BA, o vídeo já conta, segundo informações do Bahia, com mais de um milhão de visualizações, somando-se as diversas redes de divulgação.

A ação de incentivo ao reconhecimento de paternidade divulgadas durante o jogo é a primeira iniciativa entre as duas instituições.

OPORTUNIDADE

De acordo com o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Ximenes, o objetivo da Defensoria é sempre atender ao máximo de cidadãos. Assim, a parceria com o Bahia é uma oportunidade de potencialização dos serviços da Instituição para a população.

“O Bahia vem mostrando, mais recentemente, uma visão social diferenciada e está servindo de exemplo. Essa parceria mostra uma consonância dupla: em primeiro lugar, é um clube que fala com uma parcela da população que a Defensoria também fala. Além disso, que é um clube que está mostrando o interesse de levar informações sobre direitos e cidadania, que é o trabalho da Defensoria Pública. É uma parceria de interesse em comum”, afirmou Rafson.

Rafson ainda lembra que tratar do tema dentro de um clube de futebol, um esporte no qual normalmente ainda estão presentes atitudes como machismo, misoginia e homofobia, é uma forma de chegar a um público que normalmente não discute essas questões.

“Com esse caminho, você começa a mostrar que o futebol também pode um campo de afirmação de direitos, de respeito à diversidade. Esperamos que muitos homens, ao verem essa mensagem, ainda mais em um momento de alegria como foi no jogo deste domingo, possam refletir sobre a paternidade responsável”, conclui Rafson.

Para o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, esta parceria entre o clube e a Defensoria vem na hora certa para auxiliar em um tema que necessita de uma intervenção social.

“Fiquei alarmado com os números que existem aproximadamente 5,5 milhões de crianças sem registro paterno no Brasil. Um clube como o Bahia tem o dever de canalizar informações como esta por meio do futebol. E nisso tem ainda a Defensoria, que em ações como esta, mostra que vai além das simples obrigações constitucionais e consegue ser um agente social de grande relevância”, declarou Bellintani.

OUTRAS AÇÕES

E a tabelinha entre DPE/BA e Bahia parece estar só no início. De acordo com o assessor de planejamento do Esquadrão, Tiago César, outros assuntos devem virar temas de ações em conjunto entre as duas instituições.

“Entendemos que a Defensoria Pública é primordial para o desenvolvimento da nossa sociedade e para a manutenção da democracia, sendo o grande garantidor de direitos fundamentais das minorias. Portanto, vimos, no papel e na relevância da Defensoria, uma oportunidade de materializar alguns dos nossos planos. Já vislumbramos no futuro levar esta parceria para outros assuntos que estão na nossa pauta de ações afirmativas, como o combate à homofobia, ao racismo, à misoginia e qualquer opressão de gênero no futebol. Como um clube popular, que representa todas camadas de nossa sociedade, nada mais coerente que Bahia e DPE/BA estejam juntos nestes objetivos. A ação do dia dos Pais é apenas uma semente que estamos plantando”, disse Tiago.

A expectativa da Defensoria é que a ação conjunta com o tricolor baiano estimule um maior número de atendimento nesta semana na central de DNA da instituição. “A parceria com o Bahia é importante para despertar na torcida e no cidadão baiano a importância da paternidade responsável. Só em Salvador, já fizemos mais de 800 atendimentos este ano com exames de DNA. Pretendemos no mês agosto aumentar esses números, já que neste período as pessoas estão mais sensíveis para a questão da paternidade”, disse a coordenadora da Especializada de Família da DPE/BA, a defensora pública Tatiane Ferraz.

Além do defensor público geral e da coordenadora de Família, também estiveram presentes na Arena Fonte Nova representando a DPE/BA os defensores públicos Márcio Marcílio, Marcelo Rodrigues, Analeide Accioly e Fabíola Pacheco.

LANÇAMENTO DO “SOU PAI RESPONSÁVEL”

Além da parceria com o Bahia, a Defensoria também terá outra atividade nesta semana sobre a conscientização da paternidade. É ação cidadã “Sou Pai Responsável”, cuja campanha de intensificação será lançada na quinta, 8, na Casa de Acesso à Justiça I, no bairro Jardim Baiano, em Salvador, e na sexta, 9, em Feira de Santana, com a presença do padrinho, o ator baiano Érico Brás.