COMUNICAÇÃO
Defensoria e Cetad/Ufba promovem capacitação para defensores públicos
Para qualificar o atendimento da Defensoria Pública junto aos usuários de substâncias psicoativas e ampliar o debate sobre o enfrentamento à dependência química ligada à criminalidade no Estado, a Defensoria Pública, através de sua Escola Superior, promoverá, a partir de abril, o Curso de Capacitação em Substâncias Psicoativas e seus Usos, em parceria com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Ufba.
Para apresentar a proposta aos defensores, será promovido um Encontro de Sensibilização, nesta segunda-feira, dia 29, com uma palestra do especialista Antonio Nery, coordenador do Cetad. O objetivo é sensibilizar os defensores de todo o Estado sobre a importância da iniciativa para o aprimoramento de sua atuação finalística junto a este público. O Encontro acontece às 19h, no Hotel Mercure, em Salvador.
"É imprescindível que identifiquemos as especificidades deste público usuário de drogas e que, empoderados deste conhecimento, possamos aprimorar sua defesa, humanizando ainda mais nosso atendimento", avalia a defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida. A expectativa é que três turmas sejam formadas, com 30 defensores cada.
As aulas da primeira turma do curso começam no dia 15 de abril e seguem até abril de 2011, sempre com encontros quinzenais. A programação inclui palestras, aulas expositivas, discussões de caso e visitas técnicas. Entre os temas que serão debatidos estão aspectos socioantropológicos do uso de drogas, práticas de promoção da saúde e redução de danos, redes de atenção aos usuários, políticas públicas e acesso à Justiça pelos usuários.