COMUNICAÇÃO

Defensoria é finalista em duas categorias do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial

24/09/2021 18:22 | Por Ailton Sena DRT 5417/BA

A Instituição concorre nas categorias Inovação Tecnológica no Judiciário e Executivo de TI Inovador. A premiação acontece no dia 05 de outubro, em Brasília.

A Ferramenta de Agendamento Online e o coordenador de Modernização e Informação (CMO) da Defensoria Pública, Thales José de Almeida, são finalistas do Prêmio de Inovação – Judiciário Exponencial. Eles concorrem nas categorias “Inovação Tecnológica no Judiciário” e “Executivo de TI Inovador”, respectivamente, e passaram por três fases antes de chegar à final: conferência quanto à presença de material explicativo; avaliação pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo; e análise com especialistas em governo.

Para o defensor público geral, Rafson Ximenes, a presença do projeto e do servidor da Defensoria entre os finalistas da premiação reflete o investimento institucional em inovação e tecnologia. “A Defensoria Pública da Bahia tem se dedicado muito à modernização e ao investimento na tecnologia. E, para isso, a gente confia muito nos nossos servidores que trabalham na CMO. É  um grande orgulho pra gente o reconhecimento de mais um sistema que a gente desenvolve. Já tivemos outras premiações e agora concorremos com o Agendamento Online. Também é um orgulho ver o nosso servidor Thales, que possui bastante tempo de casa, tendo o seu trabalho reconhecido em âmbito nacional. É mais um ponto com a Defensoria Pública da Bahia”, declarou o defensor público geral, Rafson Ximenes.

Thales Almeida – coordenador CMO/Defensoria Bahia

O Prêmio de Inovação visa incentivar projetos inovadores de tecnologia, gestão e novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como soluções criadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para Thales Almeida, estar entre os finalistas é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor de TI na Defensoria. Ele destaca ainda a importância do trabalho em equipe nesse processo. “Eu e a Ferramenta de Agendamento Online não estaríamos concorrendo a um prêmio desses sem a equipe da CMO. Por isso, é motivo de muita alegria e de muito orgulho para toda a equipe. O prêmio não é meu. O prêmio é da equipe da CMO”, enfatizou.

Disponível na página inicial do site e no aplicativo da Defensoria, a Ferramenta de Agendamento Online foi criada em 2017. Mas foi no período da pandemia que ela teve seu uso intensificado. “Até antes da pandemia, a gente conseguia fazer em torno de 3.000 atendimentos por mês, através da plataforma. Mas desde abril do ano passado até agora, houve um aumento de 800% no número de marcações feitas pela ferramenta”, conta Almeida. Segundo ele, em agosto foram feitos mais de 12.000 agendamentos. E se depender dos esforços da CMO, os assistidos da Defensoria terão, cada vez mais, uma experiência  satisfatória no uso da ferramenta. A equipe já trabalha com a possibilidade de inserir árvores de decisão e Inteligência Artificial no sistema.