COMUNICAÇÃO

Defensoria e Instituto Popó fazem campanha sobre drogas

24/04/2013 18:13 | Por

Uma partida de futebol solidário com deputados federais estreia a campanha produzida pela Defensoria Pública e pelo ex-lutador

A cidade de Itabuna, no sul do estado, vai ser palco de uma partida diferente de futebol nesta quinta-feira (25). De um lado, os deputados federais, Acelino Popó Freitas (PRB-BA), Romário de Sousa Faria (PSB-RJ), o ex-jogador, e Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, entre outros parlamentares. Do outro, um time composto por lideranças da cidade. Em jogo, o combate contra as drogas. O "futebol solidário" está marcado para as 20 h, no estádio Luiz Viana Filho, e tem como objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades filantrópicas e de assistência a dependentes químicos. A iniciativa faz parte de uma campanha mais ampla sobre a questão das drogas. A defensoria Pública da Bahia é parceira neste projeto, que promoverá palestras educativas sobre o tema, em escolas e também em presídios da Bahia.

Um dos focos da campanha é a luta contra o crack. Através de um vídeo institucional, o ex-campeão de boxe usa a linguagem do esporte apara alertar os jovens sobre os problemas decorrentes do consumo daquela droga. Também serão produzidas cartilhas, a fim de esclarecer este público, como também a população carcerária do estado, as consequências negativas do uso de diferentes substâncias psicoativas.

A campanha está prevista para começar em maio e o evento de Itabuna marca um primeiro momento deste projeto. A iniciativa é uma forma de chamar a atenção da sociedade para o problema, sem estigmas e sem preconceitos, além de mostrar o engajamento de políticos e artistas.

"A ideia é oferecer a este público informações sobre as drogas, no sentido de alertá-lo para as consequências do uso dessas substâncias. Queremos passar uma visão mais objetiva do problema, sem o maniqueísmo que geralmente envolve esse assunto. É uma espécie de política de prevenção", explica o subcoordenador da Especializada de Crime e Execução Penal da Defensoria Pública, Alan Roque.

A ação do deputado Acelino Freitas tem o apoio das secretarias de Administração e de Esporte e Recreação do município. O ingresso para a partida será a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.