COMUNICAÇÃO
Defensoria em inauguração de monumento em homenagem ao IV Centenário do TJ
Na manhã desta segunda-feira (13), a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, participou da cerimônia de inauguração do monumento em homenagem aos 400 anos de instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil. O evento aconteceu na entrada principal do Tribunal de Justiça, onde fica localizado monumento. A obra é de autoria do artista plástico baiano Mário Cravo.
A cerimônia teve início com a palavra do presidente da Comissão de Memória do Tribunal, desembargador Antonio Pessoa Cardoso, que explicou para os presentes as características da obra. "O monumento traz elementos históricos e permite o cidadão interagir com a peça e isso é motivo de orgulho para o Tribunal de Justiça". Ainda segundo ele, o autor da obra se inspirou nos símbolos relativos à Justiça, como a balança e a clava, sintonizando e relacionando os signos para uma nova representação metafórica. A 1ª vice-presidente do TJ, desembargadora Maria José Sales Pereira, fez uma retrospectiva do início do Tribunal do País, relembrando que "o monumento é a mais simbólica homenagem à essa conquista histórica", afirmou.
Para a defensora geral, Tereza Cristina, esse é um momento importante e que simboliza interação entre o sistema de justiça no país. "Fico muito feliz em participar desse momento histórico, pois é a representação do sistema democrático de direito. A Defensoria Pública é uma instituição que está extremamente envolvida junto ao movimento do Poder Judiciário, na busca pela garantia dos direitos daqueles que anseiam por justiça no nosso país", disse Tereza Cristina.