COMUNICAÇÃO
Defensoria em Santo Antonio de Jesus realiza mais de 900 acordos extrajudiciais em 8 meses
Em apenas oito meses, a Defensoria Pública, em sua regional de Santo Antônio de Jesus, a 96 km de Salvador, apresenta números expressivos no que se refere a atendimento ao cidadão em 2010. Somente entre os meses de abril a dezembro, foram 958 acordos extrajudiciais realizados pelos defensores públicos que atuam na comarca. As maiores demandas foram os acordos de quitação de dívida de alimentação, bem como a garantia do direito à assistência médica para a população, por meio da remoção de pacientes para UTI e atendimento hospitalar e domiciliar.
Para 2011 estão previstas ações socioeducacionais, centralizando nos atendimentos individualizados realizados em entidades sociais. Uma dessas ações serão visitas mensais ao Lar dos Idosos, com o intuito de prestar assistência específica a este público, além de promover um intercâmbio entre o idoso e o familiar para um possível reencontro e a regularização de documentos pessoais. No Centro de Recuperação Apocálipse, por exemplo, onde pessoas dependentes químicas recebem cuidados, a Defensoria também irá atuar mensalmente, ministrando palestras e orientação individualizada para as pessoas que respondem ação penal.
A continuidade de ações já consideradas vitoriosas é outro aspecto destacado pela Defensoria em Santo Antônio de Jesus. Sobre isso, a Defensora Pública Guimar Fauaze, ressalta que os resultados satisfatórios motivam a equipe a continuar desenvolvendo um bom trabalho, com foco na otimização e ampliação dos serviços públicos oferecidos à população."Entendemos que promover entre as partes os acordos extrajudiciais é a garantia dos direitos dos nossos cidadãos e a resolução pacífica dos conflitos", frisa a defensora.