COMUNICAÇÃO
Defensoria em Valença reúne-se com Prefeitura para dialogar sobre soluções extrajudiciais para problemas da população
Instituição abriu diálogo para resolver administrativamente os problemas recorrentes como os casos de saúde, sem a necessidade de precisar acionar o Poder Judiciário
A reunião contou com a presença da defensora Jeanne Maria Lopes de Carvalho, que atua na comarca de Valença, do prefeito Jairo Baptista; do vice-prefeito, Joailton Manoel de Jesus; do secretário de governo e ex-prefeito da cidade, Cláudio Queiroz; e do procurador do Município, Fleuber Barbosa.
Na oportunidade, a Defensoria relatou a importância de constar nos boletins informativos da Covid-19 a quantidade de leitos existentes e a quantidade de leitos ocupados, inclusive de UTI. Atualmente, o boletim traz informações como o número de testes realizados, descartados, a quantidade de casos confirmados e ativos, e o número de óbitos e de recuperados.
“Nos colocamos à disposição para ser uma via de diálogo para solucionar também questões que envolvem os ambulantes da feira livre da cidade, dentre outros assuntos”, destacou a defensora Jeanne de Carvalho.
Conforme a defensora, a reunião foi importante para que a Defensoria conhecesse a nova gestão do município e se apresentasse como uma instituição que dialoga com o Poder Público. “Este alinhamento é muito importante para que possamos, juntos, construir soluções mais rápidas e eficientes para as demandas dos nossos assistidos. A Defensoria prioriza a solução extrajudicial dos conflitos e estará sempre aberta ao diálogo”, declarou.
A comarca de Valença conta com quatro defensores públicos que atuam na proteção da população mais vulnerável e de baixa renda nas áreas do Direito Cível, Família, Registros Públicos, Fazenda Pública, Crime, Júri e Execução Penal. A Defensoria naquela comarca também atende às cidades de Cairu e Presidente Tancredo Neves, além de Valença e distritos judiciários Guaibim, Guerém, Maricoabo, Serra Grande, Cairu, Galeão, Gamboa, Velha Boipeba.
Por causa do agravamento da situação da pandemia na Bahia, os atendimentos da Defensoria Pública voltaram a ser feitos exclusivamente de maneira remota, por telefone ou pela internet nos seguintes canais, de segunda a sexta-feira: Telefones 129 ou 0800 071 3121 (das 8h às 17h, por fixo ou celular); Agendamento Online, pelo site; Chatbot/messenger, no Facebook, por meio da página Defensoria Bahia (das 9h às 15h); agendamento pelo aplicativo Defensoria Pública BA (apenas para Android).