COMUNICAÇÃO
Defensoria estadual inaugura nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública
A Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública é a 35ª unidade inaugurada desde 2015.
Foi inaugurada hoje, 27 de fevereiro, a nova Casa da Defensoria Cível e Fazenda Pública, em Salvador, marcando a 35ª inauguração da gestão atual, desde 2015. A nova unidade conta com total acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, dando maior comodidade e conforto para os usuários dos serviços defensoriais, bem como aos membros, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
Localizada na Rua Boulevard América, nº 07, no Jardim Baiano – próxima às outras unidades da Defensoria como as Casas das Defensorias das Famílias e a casa de Direitos Humanos – a Casa Cível atenderá os cidadãos que precisem de assistência jurídica, inclusive em ações contra o Estado ou o Município, inventário e em áreas como direito do consumidor.
Prestes a encerrar quatro anos de gestão à frente da Instituição, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considerou que com a inauguração da nova unidade, cresce também a responsabilidade da instituição. “É um momento de alegria sim, mas também de fazermos uma autocrítica, para pensarmos em que Defensoria nós queremos, para onde queremos ir e de que forma queremos ir e com quem queremos ir. A Defensoria é de todos e para todos”, finalizou o defensor-geral.
O coordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, disse estar muito contente com a entrega da nova unidade. “Para mim, ser o coordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública, que vai entregar uma sede digna para os meus colegas, meus servidores, e para os assistidos da Defensoria Pública, é motivo de muita alegria. Me orgulho de fazer parte dessa gestão, que apostou na estruturação da Defensoria”, afirmou Gil Braga.
A diretora de atividades socioesportivas e culturais da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, Melisa Florina Lima Teixeira, destacou que a inauguração de uma nova unidade faz parte de um conjunto que define a identidade da Instituição. “Nós não somos uma Instituição qualquer. Nós tratamos, não de assistidos e de usuários dos serviços públicos, nós tratamos de pessoas, de seres humanos, e temos que ter uma estrutura para recebê-los, e isso faz parte da identidade de uma instituição grandiosa”, considerou Melisa Florina.
Para a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, o local escolhido para sediar a nova unidade da DPE/BA é simbólico: “Espero que as pessoas, quando lembrarem do Jardim Baiano, lembrem da Defensoria, que elas pensem no Jardim Baiano como uma região de cidadania da cidade de Salvador, desse lugar de observação e afirmação dos direitos”, disse.
Representando o Ministério Público, o procurador de justiça Geder Gomes destacou o crescimento da Defensoria. “Nós sabemos que pelo menos na última década, nenhuma instituição no Brasil cresceu, se empoderou, se fortaleceu, e foi tão destacada no cenário jurídico como a Defensoria Pública. A ideia de Defensoria forte, é a ideia de democracia”, pontuou Geder Gomes.
Em continuidade ao processo de melhoria de infraestrutura institucional, amanhã, 28, será inaugurada a unidade da DPE/BA em Ilhéus.