COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2020 – Defensoria faz encontro com Olodum e outras lideranças de blocos afros de Salvador

18/12/2019 10:44 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Reunião teve como objetivo estreitar laços entre entidades para futuras ações conjuntas

A Defensoria esteve presente nesta terça-feira, 17, para uma reunião com o presidente do Olodum, João Jorge, na sede do famoso bloco afro baiano, no Pelourinho. Houve ainda um encontro informal dos representantes da DPE/BA na atividade com lideranças de outros importantes blocos afros de Salvador, este ocorrido no tradicional restaurante de Alaíde do Feijão, também no Pelô.

Estiveram na atividade pela DPE/BA o defensor público geral, Rafson Ximenes, as coordenadoras de Direitos Humanos Eva Rodrigues e Lívia Almeida, além da coordenadora da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Gisele Aguiar. 

Na primeira parte do encontro, os integrantes da DPE/BA apresentaram propostas para a realização de futuras ações e parcerias conjuntas, a fim de promover a luta por direitos da população negra baiana. Também foi entregue ao presidente do Olodum diversas cartilhas produzidas pela Defensoria e que podem ser úteis ao público que frequenta as diversas atividades sociais e culturais desenvolvidas pelo bloco afro soteropolitano.

João Jorge se mostrou aberto a estabelecer parcerias com a Defensoria e também apresentou algumas ações do Olodum, como o tema do Carnaval do bloco em 2020, “Mãe, Mulher, Maria, Olodum”, no qual demonstrou interesse em ações em conjunto com a Defensoria já no período antes do Carnaval do próximo ano para divulgar ações de promoção de direitos das mulheres realizadas pela DPE/BA.

O comandante do Olodum ainda solicitou auxílio da Defensoria para dar maior visibilidade no combate ao racismo institucional que dificulta que os blocos afros baianos tenham a mesma atenção e patrocínio do Poder Público e das empresas privadas durante o Carnaval.

Na sequência, o presidente do bloco afro apresentou aos representantes da Defensoria os diversos espaços ocupados pelo Olodum no Pelourinho, como sua sede, escola de música, museu, estúdio de gravação de programas de rádio e instalações administrativas. A reunião no Olodum teve ainda a participação da assessora de marketing da entidade, Linda Rosa Rodrigues.

Ao final da visita pelas instalações do Olodum, os integrantes da Defensoria foram apresentados por João Jorge a diversas lideranças de blocos afros que estavam no Pelourinho, realizando uma reunião informal no restaurante de Alaíde do Feijão, com a presença da famosa proprietária do estabelecimento. Estavam presentes na atividade o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o ‘Vovô’ do Ilê; Jorjão Bafafé, do Òkanbí; Jorge Santos, do Muzenza; e Paulo Roberto Nascimento, do Os Negões.

No encontro, o defensor público geral reforçou o que já havia sinalizado ao presidente do Olodum para as demais lideranças dos blocos afros, deixando as portas da Defensoria abertas para auxiliar as causas destas entidades, que acabam dialogando em grande parte com um público muito próximo daquele assistido pela DPE/BA. Foi feito ainda este primeiro contato para que, em breve, sejam realizadas ações conjuntas entre as tradicionais entidades afros e a Defensoria.