COMUNICAÇÃO
Defensoria faz inspeção em novos ônibus e pontos de cadastramento de idosos em Salvador
Em uma ação preventiva para assegurar que os direitos dos idosos sejam respeitados no transporte público de Salvador, com a chegada dos novos ônibus, a Defensoria Pública inspecionou os veículos distribuição dos assentos preferenciais para os idosos e os locais de cadastramento para o passe livre. A vistoria de um dos ônibus da nova frota ocorreu no terminal da Rodoviária, pela subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Carvalho, e o defensor João Gavazza, acompanhados por fiscais da prefeitura e pelo diretor de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Valdemar Nascimento.
No Terminal da Rodoviária foi verificada a distribuição dos assentos preferenciais para idosos nos novos coletivos. Segundo informações dos representantes da prefeitura, nos novos ônibus (KOR 2407 – 20880), com roleta na parte da frente, têm quatro assentos anteriores à catraca, destinados aos idosos, diferentemente da frota mais antiga em que a roleta é no fundo do veículo. No total, para atender às demandas especiais, obeso, gestante, criança de colo, idoso e cadeirante, são disponibilizados 10 assentos, identificados pela cor amarela e adesivos informativos.
Cadastramento
Os defensores da Especializada também estão acompanhando o processo de cadastramento dos idosos imposto pela prefeitura, atentos aos procedimentos adotados, no sentido de que não sejam atingidos os direitos da pessoa idosa. A Constituição Federal e o Estatuto do Idoso determinam que os idosos, com mais de 65 anos, tenham direito ao transporte gratuito no âmbito municipal. Em algumas capitais, como Rio e São Paulo, a idade foi reduzida para 60 anos, ampliando o número de pessoas beneficiadas.
Para ter direito à gratuidade, segundo o Estatuto, basta o usuário apresentar qualquer documento pessoal que o identifique. Segundo estimativas do IBGE, Salvador teria, em 2014, uma população de mais de 200 mil idosos. “É importante que fique claro para esses usuários que a apresentação da carteira de identidade continua a lhe conferir acesso ao transporte urbano gratuito”, informa a subcoordenadora Laise Carvalho.
A equipe visitou os postos de cadastramento do Comércio, Cazajeiras e Periperi. O primeiro e segundo estavam lotados. No Comércio são atendidas, em média, 600 pessoas por dia. Em Cajazeiras, cuja média de atendimento é de 500 pessoas, ainda havia idosos do lado de fora do posto por completa lotação do espaço interno. Em Periperi, embora a média seja de 400 pessoas, o posto estava praticamente vazio por volta das 16 horas. O atendimento é realizado da 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.
“Esta visita foi muito importante para o nosso trabalho, pois visa reunir mais elementos de forma a instruir o Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac). Vamos continuar levantando informações, tanto sobre a questão do transporte em si, como também das condições em que se efetivarão, pela prefeitura, o cadastramento”, disse o defensor João Gavazza.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}