COMUNICAÇÃO
Defensoria garante cirurgia de criança em Vitória da Conquista
Isabela Silva Dias ainda não completou um ano de vida, mas já pode se considerar uma vitoriosa. Portadora de cardiopatia grave, submetida a duas cirurgias cardíacas em curto espaço de tempo, ela necessitava, com urgência, de outra intervenção cirúrgica para correção de catarata congênita. No último dia 21 de maio, a mãe da menina, Cláudia Costa, informada por pessoas próximas, decidiu procurar a Defensoria Pública, em Vitória da Conquista, no dia 21 de maio, para pedir auxílio. Em menos de uma semana, os esforços articulados da instituição logo geraram resultados positivos, conseguindo a cirurgia necessária.
"Foi um alívio conseguir essa cirurgia para minha filha. Estou esperando só informarem a data da realização. Foi muito rápido mesmo para conseguir e minha filha precisa disso com urgência. A Defensoria agilizou tudo. Devo agradecer", afirmou Cláudia. Depois de passar pelo Hospital Santa Isabel, pelo Instituto de Cegos, pelo Hospital Ana Neri e pela Clínica SEMOF, onde todos os oftalmologistas requisitaram a cirurgia em caráter emergencial, Cláudia Costa, teve a informação de que o Estado não autorizou o procedimento. Uma vez acionada, a Defensoria intermediou esse processo.
"O caso é grave pelo risco de perda total da visão. No dia 25, com os laudos em mãos, elaboramos a petição e obtivemos imediata distribuição da ação", informou a defensora Marta Almeida, que cuidou do caso, que deflagrou no deferimento da juíza quanto ao pedido de antecipação de tutela, citando o município. Fica a cargo deste as providências quanto ao transporte e ajuda de custos com hospedagem e alimentação para a paciente e sua acompanhante. De acordo com a defensora, Marta Almeida, o Estado também será citado.