COMUNICAÇÃO
Defensoria garante orientação jurídica à população no projeto Ação Global
Garantir o acesso à Justiça também é promover cidadania. Foi aliando o principal papel da instituição à proposta da Ação Global, que a Defensoria Pública participou neste sábado (22) da 15ª edição do evento coordenado pelo SESI, com apoio das organizações Globo, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Foram cerca de 80 pessoas atendidas, das 8h às 17h, com questões ligadas a várias áreas jurídicas, principalmente a de Família, que representou 70% do atendimento, com destaque para os casos de divórcio, separação e pensão alimentícia.
Para a diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Célia Padilha, participar deste evento é uma forma da instituição dialogar com a sociedade. "Em um momento como este, em que vários órgãos, instituições e a população estão envolvidos, é uma oportunidade de demonstrar o serviço da Defensoria, atender o cidadão e esclarecer dúvidas".
Assim aconteceu com a dona de casa Iracema de Jesus Batista, 44 anos, que foi ao Ação Global com o intuito de obter orientação sobre um processo contra o INSS. "Para mim foi maravilhoso encontrar instrução jurídica aqui na Ação Global, porque eu estou com essa questão em andamento há oito anos e não conseguia resolver. Aqui eu fui muito bem orientada, o atendimento não poderia ser melhor", elogia a assistida.
A defensora pública Fabíola Pacheco entende que oferecer atendimento em eventos como este não é só importante, mas também é necessário, "pois aproxima ainda mais a instituição do seu público alvo, que é a população carente. Se a Defensoria é o instrumento de acesso à Justiça de grande parte da população brasileira, ela tem que ir onde o cidadão está", afirma.
Durante o evento, além de prestar orientação jurídica às pessoas que compareceram ao stand da instituição, a Defensoria também divulgou informações sobre projetos como o "Ação Cidadã - Velhos Amigos" e "Ação Cidadã - Sou Pai Responsável" e sobre os serviços dos dois novos núcleos especializados, o da Defesa da Mulher e o de Assistência Jurídica aos Presos e seus Familiares.
Além da equipe de cinco servidores e uma estagiária que organizaram o atendimento no stand, participaram da Ação Global os defensores públicos Célia Padilha, Fabíola Pacheco, Ricardo Carrillo, Daniela Azevedo e Josenilda Alves.