COMUNICAÇÃO
Defensoria garante transferência de criança para UTI na capital
Uma criança de cinco meses sofre de problemas respiratórios e encontrou dificuldades para receber atendimento médico, que deveria ser assegurado pelo plano de saúde particular Norclínica Intermédica, em Vitória da Conquista. Apesar de ter sido internada pelo SUS na Santa Casa de Misericórdia, na mesma cidade, a menina ainda precisava investigar as causas da doença em um hospital especializado, o qual a cidade não possui. Na quinta-feira (21), após a intervenção da Defensoria, ela foi transferida para Salvador.
De acordo com o defensor público Robson dos Santos, responsável pelo caso, a menor foi impedida de ser atendida por conta do período de carência do plano. "Em razão da urgência, a criança foi internada pelo SUS, contudo precisava urgentemente ser transferida para unidade hospitalar que detenha centro de referência em doenças pulmonares", conta ele que impetrou uma ação contra o seguro de saúde.
A decisão liminar saiu na quarta-feira (20), pouco tempo depois de o defensor ter ingressado com ação. A criança deveria ser transferida sob pena de multa diária de R$ 100 mil. No dia seguinte o pai da criança informou que a filha foi levada para a capital mediante UTI aérea. "É importante a agilidade nesses casos devido à urgência, sob pena de perecimento da vida, ainda mais quando se trata de pessoas menos abastadas que estão buscando seus direitos", pontua o defensor.