COMUNICAÇÃO

Defensoria inaugura sede em Nazaré e atinge atuação em 45 comarcas do estado

18/12/2019 21:22 | Por Lucas Cunha. - DRT/BA 2944. Fotos: Sérgio Figueiredo.

Abertura contou com atendimento a senhor de 89 anos que se emocionou com a chegada da instituição na sua cidade

A inauguração da sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Nazaré, cidade do Recôncavo Baiano, nesta quarta-feira, 18, marca um momento importante tanto para a instituição quanto para a população nazarena.

Com o retorno da DPE/BA a Nazaré, a Defensoria termina 2019 com a marca de atuação em 45 comarcas, 39 delas com sedes próprias e mais seis cidades por substituição. Número que chegou a ser de apenas 22 comarcas em 2014, dobrando nos últimos cinco anos.

As atividades em Nazaré reiniciam com a atuação das defensoras Cristiane Bardelli e Roberta Cunha, que também atenderão aos municípios de Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Salinas das Margaridas. De acordo com o coordenador das Regionais da Defensoria, Walter Nunes Fonseca Junior, é importante destacar como as políticas das duas últimas gestões da DPE/BA vêm dando ênfase ao crescimento e expansão da Instituição pelo interior do estado.

“Em 2015, estávamos com 264 defensores públicos e chegamos ao final de 2019 com 367 defensores. Conseguimos nesses quatro anos colocar mais de 100 defensores. E o que isso representou para o interior: tínhamos apenas 101 defensores no interior, e hoje temos 171. É um crescimento muito grande e significativo, também gerando um aumento no quadro de servidores, estagiários, seja de ensino médio e de direito”, destacou Walter Nunes, que ainda citou a ampliação de mais 50% nas atividades da Unidade Móvel da Defensoria em 2019, chegando em cidades que ainda não contam com assistência defensorial regularmente.

Emoção

Em seu discurso durante a inauguração, o defensor público geral Rafson Ximenes dedicou o evento a Raimundo Conceição, um senhor de 89 anos que na véspera da inauguração reconheceu o símbolo da DPE/BA na camisa que a servidora do Cerimonial da Instituição, Alana Rosa, estava vestida. Raimundo então agradeceu a Alana pela vinda da Defensoria para Nazaré, pois assim iria finalmente resolver um problema jurídico.

Ao saber da situação, o defensor-geral não só determinou que o senhor Raimundo fosse convidado de honra da abertura da sede na cidade, como também orientou que ele fosse o primeiro assistido oficialmente pela Defensoria já na nova sede, localizada no Fórum Edgard Matta.

“Foi muito importante para mim receber esta mensagem, pois não é fácil a luta de quem escolheu integrar uma instituição que tem como público específico a população pobre, negra, LGBT, feminina, em situação de rua. A razão da nossa existência é defender aqueles que poucas pessoas se importam se estão sendo defendidas”, disse Rafson Ximenes.

O atendimento do senhor Raimundo foi realizado pela defensora Cristiane Bardelli, que afirmou ter ficado feliz por seu primeiro atendimento na cidade ser um caso que a Defensoria poderá atender ao assistido.

“O caso dele envolve um divórcio, no qual houve a partilha de um imóvel, a qual não foi concretizada. Ele saiu do imóvel e ex-esposa não. Então ele veio nos procurar para que este acordo seja resolvido”, explicou Cristiane Bardelli.

Autoridades

A inauguração da sede da Defensoria em Nazaré também contou com a presença da prefeita de Nazaré, Eunice Barreto Peixoto; do vice-presidente da Câmara Municipal, Valdisson Lessa; da corregedora-geral da Defensoria, Liliana Cavalcante; da presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep, Elaina Rosas; da ouvidora adjunta da DPE/BA, Zenilda Natividade; da coordenadora da 6ª Regional da Defensoria, com sede em Santo Antônio de Jesus e que ficará responsável pela comarca de Nazaré, Carina Goés da Silva; do defensor público Claudino Silva Santos, que atuava em substituição em Nazaré; entre outras autoridades locais.