COMUNICAÇÃO

Defensoria intensifica atuação na área de saúde em Santo Antônio de Jesus

10/04/2014 15:50 | Por

No âmbito da tutela coletiva, na área de saúde pública, em decorrência dos vários casos de falta de assistência médica em Santo Antônio de Jesus, o defensor público da 6ª Regional da Defensoria Pública da Bahia, Maurício Moitinho, enviou ofício ao diretor do Hospital Regional do município, solicitando diversas informações sobre diversos problemas detectados naquela unidade, como por exemplo, o aparelho de radioscopia sem funcionamento.

De acordo com o defensor, foi aberto um canal de diálogo entre a Defensoria e a direção do HRSAJ. Neste sentido a atuação preventiva da Defensoria é para evitar que novos atrasos na realização das cirurgias aconteçam. Recentemente um idoso de 75 anos esperou por quase dois meses uma operação de coluna. No mês passado, mais dois novos casos semelhantes surgiram e também ficaram aguardando transferência para o procedimento cirúrgico na capital.

"Também temos a possibilidade de dialogar com outras instituições, como DPU, MPF e AGU para a resolução de problemas de tutela coletiva da saúde, quando as medidas mais eficazes extrapolarem a esfera estadual. Ainda temos de considerar função institucional de tentativa de solução extrajudicial dos conflitos como a primazia pelos Direitos Humanos", explica Moitinho.

No documento, o defensor solicita informações detalhadas sobre o funcionamento e conserto do aparelho de radioscopia do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O equipamento é utilizado para cirurgias de coluna e está parado desde 25 de dezembro.

O diretor da unidade, Alex Oliveira Carvalho, em resposta ao ofício do defensor, afirmou que houve duas tentativas de conserto do aparelho, por duas diferentes empresas, mas ambas sem resultados positivos até o momento. Por esse motivo, a administração do hospital resolveu alugar um aparelho até que o outro equipamento seja recuperado. Segundo Carvalho, os aparelhos de raios X e radioscopia já estão em funcionamento, este último desde o dia 22 de março.