COMUNICAÇÃO
Defensoria lança Ação Cidadã – Ame e Adote no Dia Nacional da Adoção
Na próxima segunda-feira, 25, quando se comemora o Dia Nacional da Adoção, a Defensoria Pública da Bahia estará lançando a Ação Cidadã – Ame e Adote. Trata-se de uma campanha que busca estimular as famílias para a adoção e a regularização da guarda no caso daqueles que já “criam” crianças ou adolescentes.
A ação ocorrerá com maior ênfase, de forma simultânea, em Salvador e Feira de Santana, mas outras comarcas da Bahia também estarão aderindo. Até sexta, 29, defensores públicos estarão atendendo gratuitamente nas localidades a casos já agendados e a novos, que aderirem à proposta da instituição.
O objetivo da Ação Cidadã – Ame e Adote é garantir para as cerca de 4 mil crianças e adolescentes que estão nos abrigos, orfanatos e casas de acolhimento, cadastrados junto ao Juizado da Infância e Adolescência para adoção, o direito à convivência familiar. Além disso, assegurar os direitos civis daqueles que são considerados “filhos de criação”, mas ainda não possuem representantes legais. A campanha, que tem como slogan “Adotar é legal, adoção é amor”, conta com o apoio de peças publicitárias como cartaz, folder, outdoor, busdoor, camisa.
SALVADOR – Na capital baiana, uma equipe de seis defensores públicos estará fazendo o atendimento da Ação Cidadã das 8h às 16h, diariamente, na Casa de Acesso a Justiça, na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 313, Jardim Baiano. Muitas pessoas foram convidadas pela própria instituição para comparecer ao local, a partir de encaminhamento feito junto ao atendimento realizado no Juizado da Infância e Juventude. O trabalho que será realizado pela Defensoria também recebeu o reforço de um levantamento feito pela Defensoria durante visitas realizadas a 23 abrigos de Salvador entre os dias 13 de março e 6 de abril, onde estava abrigada uma média de 250 crianças e adolescentes; apenas 10% disponível para adoção.
FEIRA DE SANTANA – O lançamento da Ação Cidadã – Ame e Adote na 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, no próximo dia 25, segunda, ocorrerá durante solenidade em que estarão presentes autoridades que atuam na área, a exemplo do juiz Walter Ribeiro Júnior, da Vara da Infância e Juventude da comarca, de representante do Ministério Público, além das defensoras Sandra Falcão e Liliane Amaral, esta subcoordenadora da Defensoria Regional. Na ocasião, a defensora Hélia Barbosa, que tem vasta experiência na área da Infância e Juventude, vai proferir palestra sobre os aspectos jurídicos e afetivos da adoção.
Idealizado pela defensora pública Sandra Falcão, a campanha, em Feira, conta com o apoio da Secretaria da Educação, através da Diretoria Regional, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.