COMUNICAÇÃO
Defensoria lança nova ferramenta para informar público assistido com ainda mais agilidade
Novo recurso no sistema de informação da Defensoria permite que assistidos sejam notificados de dados essenciais com relação aos seus atendimentos
De modo a facilitar o acesso à informações sobre o andamento dos atendimentos de seus assistidos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA passou adotar desde esta quarta-feira, 7, um novo recurso em sua plataforma de informação e dados. Com a ferramenta, o público deverá ser notificado por e-mail, quase que imediatamente, de cada nova ocorrência relevante em seus casos.
“Uma das maiores preocupações que temos com os atendimentos que prestamos é a ansiedade que nossos assistidos têm quando ficam algum tempo sem informações. Além de causar um problema para eles, isso também pode gerar uma super procura pelo atendimento presencial que, principalmente neste momento de pandemia, não é o ideal. Por isso pensamos neste recurso tecnológico para melhorar o serviço e dar mais potencialidade ao nosso trabalho”, comentou o defensor público geral Rafson Ximenes.
A ser operacionalizado por defensores e servidores, o dispositivo busca facilitar o fluxo de trabalho, ao simplificar esta rotina de atividade, e dar mais agilidade aos atendimentos. Já no primeiro dia de uso do mecanismo, foram encaminhadas 126 notificações aos assistidos.
“A ferramenta foi desenvolvida no Sistema Integrado de Gestão (SIGAD) da Defensoria. O sistema permite agora enviar ao assistido, por meio eletrônico, aquilo que a equipe da Defensoria desejar. Por exemplo, informações sobre número de processos, diligências realizadas, o que é necessário para que a demanda seja resolvida rapidamente, entre outras”, comentou o coordenador de modernização e informática da Defensoria, Thales Almeida.
Ainda de acordo com Thales, as notificações, por enquanto, serão oferecidas apenas por e-mail, já que limitações de integração ainda impedem que sejam realizadas por meio de aplicativos de mensagens, em especial, o whatsapp. “Caso esse recurso seja liberado, iremos tentar implantar as notificações também por este aplicativo. Como toda nova funcionalidade, esta será testada e melhorada ao longo do tempo”, acrescentou.
Com uso do recurso de notificações também se deverá diminuir os atendimentos e solicitações em busca de retornos. Deve se reduzir também a apreensão do público quanto ao andamento dos processos e descongestionamento dos atendimento na Central de Relacionamento com o Cidadão (129), já que muitos buscam por meio dela informações para seus processos.
“É a tecnologia facilitando a comunicação entre a instituição e o assistido. O servidor ou defensor público ao alimentar o SIGAD com o que considerar importante, deixará o assistido ciente do que foi registrado. É um grande avanço para encurtar distâncias, principalmente neste momento de pandemia”, comentou a defensora pública e coordenadora das Especializadas da Capital, Donila de Sá Fonseca.