COMUNICAÇÃO
Defensoria lança Revista Jurídica com foco em população de rua, doença mental, pessoa com deficiência e idosos
É o 7º volume da Revista, que compartilha com a população saberes construídos na instituição acerca dos temas. Evento ocorre na próxima quarta (14), das 9h às 12h, no auditório da Esdep
Na próxima quarta-feira, 14, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA lança o sétimo volume da sua Revista Jurídica. A presente edição é o terceiro volume da série “Defensoria Pública e minorias” cujo volume aborda quatro temas grupos em vulnerabilidade: população em situação de rua, pessoas com doença mental, com deficiência, e pessoa idosa.
O evento será realizado de forma híbrida, das 9h às 12h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – Esdep e com participação de convidados via videoconferência pelo Zoom.
A edição inova, porque engloba não só 10 artigos, mas também relatos de experiência e estudos de casos ao longo das suas mais de 300 páginas; De acordo com o defensor público Clériston Cavalcante, diretor da Esdep, a Revista levanta discussões importantes acerca de temas que interessam à comunidade acadêmica e a todos(as) que de alguma forma estão ligados(as) ao direito e à questão social. Além disso, interessam também àqueles que entendem o discurso como um importante instrumento de construção, revisão e robustecimento institucional, principalmente em tempos em que a aporofobia está cada vez mais presente.
Os leitores navegarão nas páginas em travessia das mais ricas temáticas reveladoras de um papel significante da Defensoria Pública, com estudos voltados para os grupos vulneráveis ou vulnerabilizados, temática sensível e importantíssima para a nossa sociedade.
“Falar sobre o tema desta edição, tão propulsor e sempre atual, é expor sobre política pública de inclusão e instituição de estado, é falar sobre a população em situação de rua, tão relegada à adjacência social, sobre pessoas em sofrimento mental, tão estereotipadas, pessoas com deficiências e pessoa idosa, ainda tão negligenciadas socialmente, é discorrer, acima de tudo, sobre as vidas e cotidianos dos grupos vulneráveis, tendo a Defensoria Pública como interlocutora de seus anseios”, destaca a abertura da Revista, assinada pelo defensor público Clériston Cavalcante, diretor da Esdep.
O diretor acredita ainda que com a publicação a Defensoria está construindo “um novo caminho para uma sociedade cada vez mais menos desigual, com foco na produção científica de qualidade, fomentando o debate e a pluralidade”.
SERVIÇO
O quê: Lançamento da Revista Jurídica “Defensoria Pública: População em Situação de Rua, Doença mental, Pessoa com deficiência e Pessoa idosa”
Quando: Quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 9h
Onde: Auditório da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – Esdep, com participação de convidados via videoconferência pelo Zoom