COMUNICAÇÃO

Defensoria leva atendimento a pacientes das Obras Sociais Irmã Dulce

23/09/2019 17:46 | Por Leilane Teixeira (Estagiária) - Com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

Mais de 80 pessoas receberam orientações jurídicas.

Com objetivo de facilitar o acesso à justiça e buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA marcou presença no Mutirão de Curatela promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A ação ocorreu no Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD) da instituição e, por meio de entrevistas e perícias no local, buscou dar celeridade a processos de 84 pessoas que residem, atualmente, na OSID.

“Ter agilizado esse processo foi um grande presente”, destacou a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, durante o mutirão que aconteceu na última sexta-feira, 20.

O defensor público Ricardo Carillo, que atua na Curadoria Especial da DPE/BA, enfatizou que a Defensoria é atuante e parceira de ações que tem como objetivo garantir os direitos dos vulneráveis e também parabenizou o Tribunal de Justiça da Bahia pela iniciativa.

Para o conselheiro Henrique Ávila, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação que contribuiu para a concretização de um dos objetivos fundamentais da República, na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Além da Defensoria Pública, participaram do mutirão representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), das Obras Sociais Irmã Dulce, além de servidores públicos.

Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce

Em 26 de maio de 1959, irmã Dulce, conhecida como “anjo” no Brasil, fundou a OSID. A instituição é fruto da trajetória de amor, serviço e persistência da religiosa que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador.

Atualmente, a entidade filantrópica abriga um dos maiores complexos de saúde, 100% SUS, do país. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora.