COMUNICAÇÃO

Defensoria mantém tradição e sobe a Colina Sagrada

10/02/2015 15:57 | Por
Logo cedo, defensores e servidores se reuniram em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia para acompanhar o culto inter-religioso que abre oficialmente a celebração. Como acontece todo ano, a sempre esperada queima de fogos deu início ao cortejo. Vestindo branco, a multidão seguiu em direção à colina Sagrada, um percurso de aproximadamente oito quilômetros.

Esse ano a DPE levou para a rua uma faixa com o tema "Aqui tem lugar para todo mundo, menos para o preconceito". A população aplaudiu a escolha. "A Defensoria é uma forte parceira nesse trabalho de conscientização e garantia de direitos", destacou Paulett Furacão, a primeira transexual a assumir um cargo no governo do estado. "Lutar contra todo tipo de discriminação é a missão da Defensoria Pública, é para garantir os direitos da população carente que os defensores trabalham incansavelmente, então, nada mais lógico do que trazer esse assunto para a lavagem, que é uma das festas mais democráticas do país", avaliou o defensor público geral em exercício, Renato Amaral Elias.

Nem o forte calor atrapalhou a alegria que foi a marca registrada do grupo. "Fico muito feliz de estar aqui, mais uma vez, participando do cortejo ao lado de amigos e colegas, que sempre trazem uma mensagem positiva, que destaca a forte e árdua luta da Defensoria para promover o acesso universal à justiça", destacou o servidor Thales Almeida, que há 6 anos acompanha o cortejo da DPE.

Ao final do trajeto, dezenas de baianas lavaram as escadarias da igreja e abençoaram os fiéis que conseguiram completar a caminhada. A Lavagem do Senhor do Bonfim é considerada a maior festa religiosa da Bahia e uma das principais manifestações culturais do país.

As fotos da participação da DPE no cortejo estão disponíveis na fanpage Defensoria Bahia.