COMUNICAÇÃO

Defensoria, Ministério Público e Fundação Cidade Mãe discutem projetos de inclusão social

10/08/2010 22:22 | Por

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio de informações e a implantação de futuros projetos de inclusão social, a Defensoria Pública da Bahia, através da Escola Superior (ESDEP), recebeu, na manhã dessa terça-feira, 10, a visita de representantes do Ministério Público estadual e da Fundação Cidade Mãe, instituição que oferece oportunidade de reintegração à sociedade para jovens em conflito com a lei. O encontro aconteceu na sede da Defensoria, na Pituba, e contou ainda com a participação do defensor público César Ulisses Monteiro Costa, que atua na comarca de Santo Antônio de Jesus.

Um dos principais pontos de discussão foi o cumprimento das medidas socioeducativas de jovens, em especial, através do processo de ressocialização desenvolvido pela Defensoria Pública em parceria com a Fundação Cidade Mãe. De acordo com a diretora da Escola, a defensora pública Célia Padilha, a inclusão dos adolescentes em programas sociais gera impactos positivos para a sociedade: "Este projeto mostra aos adolescentes que eles podem mudar de vida, apontando novas perspectivas para o futuro e, conseqüentemente, evitando que voltem a cometer atos infracionais. Além disso, fazemos acompanhamento sistemático observando como os alunos se comportam em casa e na escola", afirmou.

No caso do Ministério Público, a experiência com a Cidade Mãe é mais recente e a proposta foi de verificar mecanismos de aperfeiçoamento desse trabalho para fortalecer o projeto: "A Defensoria tem este projeto implantado há mais tempo e esta troca de experiências vai ajudar a amadurecê-lo, abrindo novas portas", afirmou a assistente social do MP, Daniele Cardelle. Além dessa parceria, a capacitação dos estagiários, os cursos profissionalizantes, a inclusão no mercado de trabalho e o primeiro emprego, foram temas debatidos nesta reunião. No próximo dia 31 de agosto, acontecerá um novo encontro para tratar de novas ações e propostas.