COMUNICAÇÃO
Defensoria ministra palestra de conscientização sobre violência contra a mulher para custodiados
Conscientização dos custodiados do Conjunto Penal de Juazeiro – CPJ – acerca da situação da violência contra a mulher foi a proposta da palestra ministrada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, na quarta-feira, 16, com o apoio da Reviver, responsável pela administração prisional. De acordo com o subcoordenador da 5ª Regional da DPE/BA, em Juazeiro, Wesclei Amicés, o número crescente de casos de crimes de violência contra a mulher no município acarretou na criação de uma unidade judiciária especializada na área para a comarca.
Ainda segundo o subcoordenador, mesmo após o cumprimento da pena, o agressor continua o ciclo de violência. Sendo, portanto, o maior desafio, evitar a reincidência pela transformação de conceitos e valores através da educação. "Deve-se ainda buscar políticas públicas para fomentar o atendimento pedagógico e psicossocial do autor da agressão", afirmou.
Os custodiados dos raios "A" e "B" do Conjunto Penal de Juazeiro elogiaram a iniciativa e reconheceram que, na maioria das vezes, a violência é praticada após o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas. Na ocasião, também foram distribuídas cartilhas da Defensoria Pública da Bahia sobre o enfrentamento à violência doméstica na Ala Feminina do CPJ.
"Conscientizar o agressor é uma nova ótica sobre a violência doméstica, que deve ser implementada para prevenir ou até coibir a prática", constatou o defensor público André Cerqueira, que também participou do evento.