COMUNICAÇÃO
Defensoria oficializa aquisição de sua 1ª sede própria
Em cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (18), defensores públicos, juízes, promotores, representantes do poder público e da sociedade civil formalizaram e comemoraram a aquisição da 1ª sede própria da Defensoria Pública, em Santo Antônio de Jesus, a 187km. A solenidade aconteceu onde funciona a sede do órgão, no Loteamento Vila Inglesa, Rua A, nº 01, no Centro da cidade. Desde o início de seu funcionamento, em abril de 2010, os quatro defensores público e servidores que atuam na Regional já realizaram mais de cinco mil atendimentos.
O espaço adquirido tem 400m², distribuídos em dois andares, cinco gabinetes, sala de reunião, secretarias, salas com estrutura para atendimento de idosos, portadores de necessidades especiais, salas de espera, sala para realização de exame de DNA, além de uma brinquedoteca e um mini-auditório. Em seu discurso de agradecimento aos que colaboraram para a aquisição da primeira sede própria, a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, ressaltou a importância desse resultado para o município. "Para nós é a consolidação de um trabalho, diante de um desafio que tínhamos em trazer para a região um local de acolhimento para aqueles que precisam da Defensoria Pública. Essa aquisição é, efetivamente, o dinheiro público retornando para o povo como deve ser", ressalta Tereza Cristina.
Durante a solenidade, a subcoordenadora da Regional, defensora pública Guiomar Fauaze, mostrou-se muito feliz pela aquisição e foi agraciada com uma placa de homenagem pelo seu exemplo de probidade, comprometimento e contribuição para concretizar a aquisição. "Essa sede para a região é um marco de uma caminhada mais sólida, de mais responsabilidade, aqui é a casa da cidadania, do povo. A 6ª Regional atende a outros municípios da região e, dessa maneira, vamos cumprindo o nosso papel", afirma Guiomar que agradeceu à Prefeitura pela parceria em ter mantido a locação do imóvel até o momento.
Comemora também a defensora pública geral nomeada para o biênio 2011/2013, Célia Padilha, que começou seu trabalho como defensora na comarca de Santo Antônio de Jesus. "Fico muito feliz em ver esse município, que me acolheu desde o inicio, receber a primeira sede da Defensoria. O povo merece um local de atendimento digno, com espaço adequado, onde os defensores tenham estrutura para desenvolver um bom trabalho. Esse espaço é uma conquista de todos que prezam pelo bom atendimento ao cidadão. Esperamos ampliar essa conquista para outros municípios", declara.
A cerimônia contou ainda com o presidente da Associação dos Defensores Públicos - Adep, Claudio Pianski, que parabenizou o povo de Santo Antônio de Jesus. "Esse é um momento muito importante, em que a Defensoria e o cidadão só têm a ganhar e a comemorar, um ponto de partida para outras conquistas como esta", afirma. Participou do evento ainda o defensor e o subdefensor público geral de Sergipe, Raimundo Veiga e Jesus Jairo Lacerda , respectivamente, a subcoordenadora da Regional em Feira de Santana, Sandra Risério, além de defensores públicos dos municipios de Nazaré das Farinhas e Valença. A 6ª Regional atende as cidades de Amargosa, Brejões, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maragojipe, Milagres, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Ubaíra e Valença.