COMUNICAÇÃO

Defensoria participa da 3ª Conferência de Políticas Estadual de Políticas para Mulheres

14/11/2011 19:41 | Por

Com a campanha “Toda Mulher é Mulher de Verdade”, começou neste sábado (12) a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que acontece no Centro de Convenções de Salvador até a próxima segunda-feira (14). Pelo menos 1.200 baianas de diversas regiões do estado discutem políticas públicas de enfrentamento às desigualdades entre homens e mulheres.

O governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, destacou a importância de acontecimentos como esse para o fortalecimento da igualdade entre gêneros. “Espero que estes três dias de debate possam enriquecer as participantes para desconstruirmos algo complicado, que é o preconceito. Daqui sairão também idéias e sugestões que levaremos à Conferência Nacional em dezembro”. Em sua fala, Wagner destacou ainda a presença da Defensoria, e da importância do órgão na defesa dos direitos às mulheres que são vítimas de violência doméstica, “temos a presença da defensora geral aqui conosco, Célia, e o órgão é de extrema importância para o acesso dessas mulheres à justiça” disse o governador.

Além da defensora geral, Célia Padilha, as defensoras Firmiane Venâncio e Cristina Ulm também estiveram presentes na abertura da conferência. Neste domingo (13), Cristina será coordenadora em uma das mesas temáticas do evento.

A defensora geral destacou a importância do governador do Estado ter o olhar voltado para a Defensoria em sua fala, “é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo órgão na garantia dos direitos dessas mulheres que sofrem todo tipo de violência, não apenas física”, afirma Célia Padilha.

Segundo a secretária Estadual da Mulher, Vera Lúcia Barbosa, este é o resultado de mais de 250 conferências municipais e 18 territoriais. “Daqui também vamos promover a criação de um plano de políticas para mulheres, então é um momento de festejar, comemorar esta caminhada de sucesso” declara.

Entre os principais temas discutidos no encontro estão a presença feminina nos espaços de poder, erradicação da pobreza e violência doméstica.