COMUNICAÇÃO
Defensoria participa da abertura de Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais
O defensor público geral, Rafson Ximenes, discursou como representante da Bahia no júri do prêmio ‘Assembleia Cidadã’
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA esteve presente na noite da última quarta-feira, 20, na abertura da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que ocorreu no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no bairro do Costa Azul, em Salvador, com a presença de diversas autoridades e parlamentares de todo o país.
O defensor público geral da DPE/BA, Rafson Ximenes, falou ao público que lotou o auditório do CECBA sobre a sua participação no júri do prêmio Assembleia Cidadã, o qual teve seus finalistas divulgados durante o evento de abertura da Conferência e que tem como intuito valorizar iniciativas dos legislativos nas áreas de gestão, atendimento ao cidadão e projetos especiais.
A DPE/BA foi a única representante baiana no júri, que tem ainda como integrantes a Ouvidoria do Tribunal de Contas da União (TCU), Ouvidora-Geral da União (OGU), Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dando notas para os seguintes itens: eficiência, criatividade, inovação, resultados e replicabilidade, que serão somadas para chegar aos classificados.
De acordo com o defensor público Rafson Ximenes, a escolha pelos três finalistas em cada categoria foi “extremamente difícil” e vários daqueles que não chegaram à fase final também merecem ser mais conhecidos.
“O que fica de uma premiação como esta, mais importante do que receber ou não a medalha no final, é ter acesso ao trabalho que as Assembleias estão fazendo, para que outras possam se inspirar para suas realidades. Por isso, indico que vocês acompanhem todos os projetos apresentados, finalistas ou não”, declarou Rafson Ximenes.
CONVITE
Segundo o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que organizou a Conferência em Salvador, o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD-SC), o convite para que a Defensoria Pública baiana integrasse o júri ocorreu devido ao “trabalho fantástico” que é feito no estado e também pelo interesse de ter na banca uma entidade da Bahia.
“As deputadas Ivana Bastos (PSD/BA) e Fabíola Mansur (PSB/BA) falam muito bem do trabalho da Defensoria Pública aqui da Bahia, que é um exemplo para o País. Foi uma honra ter o defensor público Rafson Ximenes no nosso júri, que sempre se mostrou muito prestativo em todas as fases da votação. Estamos muito felizes com essa participação, que deu um gostinho de Bahia ao nosso júri”, declarou o presidente da Unale.
A Assembleia vencedora do prêmio receberá R$ 20 mil para ampliar o serviço e levará um troféu fundado em bronze. A votação nos três projetos finalistas de cada segmento acontece até o meio dia desta sexta-feira (22), quando será divulgado o resultado final, no encerramento da Conferência. A lista dos finalistas pode ser vista aqui.
AUTORIDADES PRESENTES
A cerimônia de abertura da Conferência contou com convidados especiais como o governador em exercício da Bahia, João Leão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), Gildásio Penedo; a procuradora Márcia Guedes, que representou a procuradora geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; Nelson Leal (PP/BA), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); Antônio Andrade, vice-governador do Tocantins; Luciano Nunes e Ciro Simone, ex-presidentes da Unale; Geraldo Júnior (SD/BA), presidente da Câmara de Salvador; e o conselheiro Plínio Carneiro, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Durante a solenidade, autoridades foram agraciadas com a Comenda Unale.