COMUNICAÇÃO

Defensoria participa da campanha pelo fim da violência contra as mulheres em Porto Seguro

26/11/2015 18:28 | Por Cláudio Jansen - Estagiário (Texto)
O objetivo da campanha é mobilizar diversos órgãos da sociedade civil e engajá-los nesse enfrentamento

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em Porto Seguro, participou do seminário de abertura da campanha dos "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", que aconteceu nesta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal, em consonância com o movimento em todo o Brasil.

A defensora pública Tatiana Câmara, que atua na comarca de Porto Seguro, representou a Instituição no evento e salientou a importância da DPE na defesa dos direitos da mulher. "A participação da Defensoria em eventos como este, além de fortalecer a causa, busca difundir as formas de atuação da Instituição no enfrentamento à violência doméstica, proporcionando maior visibilidade aos serviços prestados às mulheres vítimas de violência", disse.

Na ocasião, foram distribuídas cartilhas informativas visando instruir e divulgar a atuação da Defensoria Pública. A programação também exibiu um vídeo documentário com o testemunho de muitas vítimas, realizou palestras sobre a Lei Maria da Penha, contando com a presença de diversas autoridades sobre os serviços prestados para o fim das desigualdades de gêneros e da violência doméstica.

16 DIAS DE ATIVISMO

A campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Em Porto Seguro, o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres será comemorado no dia 04 de dezembro, às 9h, com a Marcha dos Homens.

No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Fotos: Cerimonial da Prefeitura de Porto Seguro