COMUNICAÇÃO

Defensoria participa da “Semana dos Avós” no Center Lapa

23/07/2008 0:41 | Por

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos que vivem na capital, o Shopping Center Lapa, juntamente com a Defensoria Pública, Serviço Social do Comércio (SESC-BA) e Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (ASAPREV), está promovendo a "Semana dos Avós".

Durante toda a semana, pessoas com mais de 60 anos estão contando com uma programação especial no 1º piso do shopping, no Centro de Salvador. Até o próximo sábado (26), o local será palco de oficinas de artesanato, sessões de ginástica, palestras, apresentações de dança e desfiles.

A Defensoria Pública, por sua vez, está auxiliando as pessoas idosas na defesa dos seus direitos através do núcleo de atendimento ao Idoso, que possui um estande no espaço. A defensora Walmary Pimentel, subcoordenadora do núcleo, destacou a importância da promoção de eventos como esse. Para ela, "o entretenimento é algo que proporciona ao idoso uma vida mais ativa e o valoriza como cidadão".

Além disso, uma equipe da Vitalmed também realiza gratuitamente testes de glicemia e aferição de pressão dos idosos.

Ontem, 21, primeiro dia do evento, quem abriu a programação foi o Grupo Renascer - um coral formado por homens da terceira idade que freqüentam aulas de canto numa unidade de convivência na capital. Em seguida, o grupo Fonte de Vida, do SESC, se apresentou para o público que lotou o local para prestigiar a "Tarde da Bossa Nova".

Ivanir Matos, assessora de Marketing do shopping, diz que o principal objetivo da "Semana do Idoso", que está em sua 5ª edição, é fazer com que os idosos se sintam "valorizados" perante a sociedade. Na sua opinião, a participação de órgãos públicos, como a Defensoria Pública, por exemplo, é muito importante pelo fato de serem instituições que lidam diretamente com as questões da pessoa idosa.

O presidente da ASAPREV-BA, Gilson Costa, afirma que o momento é de muita alegria, mas que a sociedade ainda precisa "despertar" para o verdadeiro valor do idoso. "Aproveitamos essa ocasião para exigir mais respeito aos idosos, que ainda são as maiores vítimas de violência e de discriminação neste país", observou.

A programação, que começa sempre a partir das 14h, será encerrada com uma aula de ginástica aberta ao público na Praça da Piedade e um desfile de moda com roupas de lojas do shopping.

Os interessados podem se inscrever na Central de Atendimento do Center Lapa, que fica no Piso L3 do Shopping.