COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de abertura das atividades em homenagem ao “Novembro Negro”, no TCA

09/11/2018 17:21 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 com informações da Ascom SEPROMI/SECOM | Fotos: Kleidir Cerqueira

A abertura oficial do evento “Novembro Negro”, mês simbólico de fortalecimento do combate ao racismo, valorização da cultura afrodescendente e garantia dos direitos das pessoas negras, foi prestigiado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia nesta quinta-feira (8).

Representando a Instituição de acesso à justiça, o subdefensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, compareceu ao Teatro Castro Alves (TCA), onde as principais atrações, o Bando de Teatro Olodum e Lazzo Matumbi, encheram o ambiente de música e valorização da ancestralidade negra. Os temas do espetáculo foram os “220 anos da Revolta dos Búzios” e os “130 anos da Abolição Inacabada”.

Novembro Negro – Ao longo do mês, junto aos demais órgãos estaduais como a Defensoria, o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realiza e apoia diversas atividades: caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, homenagens a heróis e heroínas da luta do povo negro, a exemplo do líder quilombola Zumbi dos Palmares, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi). O ponto alto é o dia 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

A programação do mês pode ser acessada no site da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br), inclui seminários, eventos culturais, rodas de diálogo, campanhas, dentre outras ações.