COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de abertura de 7º Encontro de Prefeitos da Bahia
A participação da Instituição se deu com objetivo de estreitar vínculos com os municípios diante do seu plano de expansão e interiorização
Buscando estreitar vínculos institucionais com os municípios, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA participou na sexta-feira, 13, da abertura do 7º Encontro de Prefeitos da Bahia. Promovido pela União dos Municípios da Bahia – UPB. A edição do evento tem como tema Gestão e Captação de Recursos.
Para o subdefensor público geral, Pedro Paulo Casali Bahia, que participou da abertura representando o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, uma melhor interação com os prefeitos colabora com o processo de expansão da Instituição. “A Defensoria busca uma interiorização de forma efetiva e com isso inaugurar unidades onde nunca estivemos. Como somos uma instituição de Estado, nada melhor que procurar os municípios para que os serviços que prestamos cheguem neles”, afirmou.
Segundo a UPB foram mais de 1.100 participantes inscritos, sendo 317 prefeitos participantes. Na abertura ainda estiveram presentes o governador do Estado, Rui Costa (PT), os senadores baianos Jacques Wagner (PT), Ângelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD), além de diversos deputados federais e estaduais, secretários do Estado, secretários municipais e vereadores.
O assessor de Relações Institucionais da Defensoria, Álvaro Gomes, que também esteve no evento, explicou que a ocasião permite alavancar o diálogo com os demais poderes de Estado. “É de grande importância a presença da Defensoria neste encontro para realizar a interlocução com o Poder Legislativo e o Poder Executivo do Estado e dos municípios, dialogando com parlamentares e prefeitos sobre a importância do fortalecimento da Instituição que promove a defesa dos mais vulneráveis”, disse.
O encontro dos prefeitos segue desta sexta, 13 até o domingo, 15, na cidade de Camaçari, com o objetivo de capacitar os gestores para promover mudanças locais através de políticas públicas. Temas como energias renováveis, resíduos sólidos, fim dos lixões, turismo e recursos internacionais serão abordados em palestras de técnicos e especialistas que irão orientar os prefeitos e secretários municipais sobre caminhos que habilitem os municípios a captar recursos.