COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de abertura do Escritório Compartilhado da ONU

26/11/2010 23:08 | Por

O Elevador Lacerda, na Praça Municipal Thomé de Souza, em Salvador, foi escolhido para acolher o primeiro escritório integrado da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Cinco organismos de cooperação internacional atuarão no local. A solenidade de inauguração, nesta sexta-feira (26), foi marcada também pela comemoração dos 65 anos da ONU, com a abertura da exposição fotográfica Nações Unidas e Brasil: 65 Anos de Cooperação, 65 Anos de Realizações, no Palácio Rio Branco, com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique e do coordenador-residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.

A convite do Governo, a Defensoria Pública do Estado esteve no evento, representada pelos defensores públicos Gilmar Bittencourt, subcoordenador da Defensoria Especializada de Direitos Humanos e Itinerante, e Maria Carmem Albuquerque, que também é 1ª vice presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude, instituição articulada com a ONU/Unicef.

"A casa da ONU representa uma opção dos vários escritórios das Nações Unidas, reconhecendo a importância da primeira capital do Brasil. Temos o único escritório que abriga todas as frentes de trabalho das Nações Unidas. Isso mostra que o estado carrega essa característica de abraçar todas as raças, etnias, todos os credos, e acaba produzindo a integração das agências no mesmo local", destacou o governador.

Para Jorge Chediek, a parceria entre o município e o estado tem sido muito bem-sucedida. "A ideia da sede é aprofundar essa integração entre os governos e os organismos internacionais. Salvador tem muito a oferecer, com práticas de desenvolvimento que podem ser replicadas em outros países".

A princípio, vão atuar no local o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).