COMUNICAÇÃO
Defensoria participa de ação contra o trabalho infantil na Feira de São Joaquim
Atividade fez parte de ato de conscientização no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
A Defensoria Pública do Estado da Bahia participou na manhã da última quarta-feira, 12, de uma ação de mobilização e conscientização contra o trabalho na infância, na Feira de São Joaquim, em Salvador, como parte do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
A ação foi idealizada pelos integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa), do qual a DPE/BA faz parte. O Fórum é um espaço interinstitucional de articulação de ações de combate ao trabalho infantil e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, formado por órgãos estatais e não-estatais, políticos e privados, envolvidos com a temática.
“A participação foi muito importante, pois identificamos dificuldades dos trabalhadores, como o fato de não existir creche em tempo integral perto da Feira de São Joaquim. Ouvimos as demandas e fizemos a conscientização do que é trabalho infantil, apresentando outras oportunidades, como a aprendizagem”, declarou a defensora Gisele Aguiar, coordenadora da Especializada em Direitos da Criança e do Adolescente, que representou a DPE/BA na ação.
A atividade teve também a participação da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos, além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público da Bahia (MPBA). Ainda estiveram presentes integrantes da operação ‘Salvador Contra o Trabalho Infantil’, que foi lançada na última segunda-feira, 10, pela Prefeitura com o objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes que vivem situações de exploração de mão de obra infantil e violência sexual.