COMUNICAÇÃO

Defensoria participa de ato que cria Conselho de Defesa das Mulheres em Guanambi

18/03/2015 15:18 | Por

A Defensoria Pública da Bahia participou, na sexta-feira, 6, da solenidade de sanção da Lei nº 909, que cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDDM), do município de Guanambi (796 km da capital). A cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da defensora Deliene Martins de Carvalho, além de representantes de entidades e da sociedade civil.

Para a defensora, a criação do Conselho tem grande importância no contexto local. "O Conselho tem a finalidade de deliberar e cobrar políticas públicas em prol da defesa das mulheres, é uma lei de muita utilidade", conta.

A Defensoria participa desse momento em reconhecimento à sua atuação, já que sempre houve uma parceira entre a Secretaria de Ação Social e a DPE. No dia 25 de março a Defensoria vai participar também de uma reunião onde será instalado o Conselho e haverá a eleição dos conselheiros.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo em homenagem às mulheres que participaram das ações propostas pela Secretaria de Ação Social. "Foi de grande relevância, pois irá fortalecer a luta por uma sociedade mais justa e com maior participação feminina e defesa de seus direitos e garantias", frisou o prefeito Charles Fernandes.

O papel da mulher como cidadã, frente à criação do Conselho também foi destacado pela secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silva Barros, "O Conselho é muito importante, é consultivo, fiscalizador e deliberativo nas questões de gênero e com a finalidade de promover, no plano municipal, em harmonia com as diretrizes traçadas com os governos estadual e federal, políticas destinadas a assegurar à mulher participação e conhecimento de seus direitos como cidadã".

Participaram do ato o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos da Mulher, em Guanambi, Thiago Cerqueira, a presidente da Associação dos Produtores Rurais de Morrinhos, Aldacina Cotrim, a professora da Uneb, Sônia Reis, e um representante da vereadora Eponina Gomes de Azevedo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi